A cultura organizacional é um conceito que engloba um conjunto de diretrizes e condutas, tais como missão, visão, valores, código de ética, e tudo que deve ser respeitado, padronizando a identidade da empresa em todos processos.
É um assunto de muita importância em todas as áreas, pois por meio dela que são escolhidos os perfis profissionais com mais aderência à cultura e crenças da companhia, estabelecidos o código de conduta com fornecedores, clientes etc.
Uma cultura organizacional reduz riscos de uma crise corporativa, pois alinha o comportamento dos funcionários para qualquer situação, de uma forma homogênea.
Porém, é importante ter clareza de qual o tipo de cultura organizacional presente na empresa, porque também interfere em outros aspectos do negócio no quesito capital humano: processo de seleção, retenção de talentos e turnover.
O sucesso de um negócio está intimamente ligado ao desempenho da força de trabalho do time, portanto, a gestão de pessoas é de suma importância.
A cultura organizacional é composta por valores, crenças, hábitos, e raramente muda com o passar do tempo.
Já o clima organizacional está relacionado à motivação dos colaboradores e como eles se relacionam com seus colegas, clientes e atividades.
O clima é um termômetro relacionado a cultura organizacional, modelo de gestão, que através de pesquisas com os colaboradores, são possíveis de levantar aspectos sobre políticas e valores da empresa e o que precisa ser melhorado.
O clima organizacional e as campanhas d e endomarketing caminham sempre juntas, buscando melhorar os processos das empresas, através de estímulos à participação e estreitamento do relacionamento entre gestores e colaboradores.
O sucesso das pessoas está vinculado cada vez mais ao nível de oportunidades de aprendizado em um ambiente que favoreça desenvolvimento de suas potencialidades.
Cada empresa possui sua identidade, que é a sua cultura. Sua essência é criada por hábitos e valores compartilhados entre gestores e colaboradores.
A cultura organizacional reflete como a empresa pensa e orienta o comportamento dos colaboradores no dia a dia, para que tudo funcione em sintonia.
Existem 3 níveis da cultura organizacional: os artefatos, os valores compartilhados e os pressupostos. Vamos explicar um pouco de cada um para ficar mais claro:
Artefatos – o que vemos: são as características mais visíveis, como organograma, hierarquia, grau de formalidade. É o primeiro patamar da cultura organizacional.
Valores compartilhados – o que eles dizem: é uma camada mais profunda que a anterior, relativo aos valores da empresa já fundamentados pelos donos do negócio, as normas, seus preceitos.
Pressuposições básicas – o que eles acreditam: é a camada mais profunda, que está no âmago da organização e que dificilmente muda. Nessa camada ficam os sentimentos e crenças inconscientes, onde está o propósito da organização toda.
Existem 4 tipos de cultura organizacional:
São empresas que possuem uma liderança de uma única pessoa, que pode ser o dono ou um gestor. Aqui o foco é resultado e muita competição.
A liderança normalmente é carismática e impulsiva, em um ambiente onde não são incentivadas atitudes inovadoras, e as recompensas são entregues de acordo com nível de intimidade com esse líder.
Nesse cenário, o egoísmo acaba prevalecendo e pensamentos sobre coletividade acabam não se desenvolvendo.
A empresa cresce por um período, mas sempre empaca nos conflitos, que atrapalham seu crescimento.
O foco nesse modelo é o resultado dos colaboradores. Possuem modelos e processos bem estruturados e costuma ser bem engessados.
Esse cenário acaba não incentivando atitudes inovadoras, e por consequência, tende a ser um ambiente com lentidão na execução do trabalho.
Não costumam ter uma liderança aberta a novas ideias, o que ocasiona uma falta de interação interna e uma “acomodação” dos colaboradores, que acabam não galgando postos maiores na companhia.
Esse tipo de cultura é comum em empreendimentos de grande porte, que escolhem esse modelo por ter papeis claros nos fluxos de trabalho e mitigar acidentes e erros.
É o tipo de cultura focada em solução de problemas e lidar com diferentes tipos de situação. Costuma ser empresas flexíveis, ritmada pelos acontecimentos.
Procura ter profissionais especialistas em determinadas atividades, para agregarem conhecimento.
É um ambiente de mais liberdade e satisfatório, onde a criatividade é valorizada, as vezes mais que as regras. O que importa aqui é resultado.
Aqui, como o nome já diz, o que vale são as pessoas, principalmente os colaboradores.
É o tipo de cultura muito presente em startups, onde há pouca hierarquia e os colaboradores se auto gerenciam.
Costumam valorizar a integração de equipes e a gestão de talentos.
Nesse ambiente, os colaboradores têm mais chances de crescer profissionalmente, pois os gestores trabalham para reter talentos e continuar seu legado.
Os aspectos que têm que ser cuidados nesse ambiente são com relação a infraestrutura e o relacionamento com os stakeholders em geral.
A cultura organizacional é formada por essas 3 configurações:
Esses 3 aspectos juntos permitem que o negócio se posicione diante do mercado. Esses dados têm que ser compartilhados com colaboradores, clientes e fornecedores, para que todos tenham um comportamento alinhado com a cultura organizacional da empresa.
Obter objetivos de curto e longo prazo apoiam na definição dos tipos de cultura organizacional, porque mostram qual o nível de comprometimento dos colaboradores com as metas traçadas.
E avaliar também se os objetivos estão de acordo com a cultura organizacional da empresa.
Como já explicamos, a cultura organizacional apresenta 3 níveis: artefatos, normas e valores e pressupostos básicos. E cada nível possui diversas camadas.
Para identificar todas as características de cada camada da cultura organizacional, é necessária uma melhor averiguação dos níveis mencionados acima.
Para obter sucesso nos processos organizacionais, é de suma importância que haja uma avaliação contínua do clima organizacional.
As pesquisas internas ajudam a checar os alinhamentos e gaps entre objetivos e competências profissionais, e se o ambiente é saudável ou rodeado de conflitos.
Dependendo do engajamento dos colaboradores, ficará claro se a cultura organizacional tem aderência ou não.
Concluindo, os tipos de cultura organizacional mostram o cenário interno da companhia e tudo pode ser mudado sim, desde que haja estratégia e esforços do RH.
Uma empresa que valida a importância da cultura organizacional deixa claro os valores e comportamentos que espera de seus colaboradores.
A utilização de uma ferramenta tecnológica como a Intranet corporativa auxilia na disseminação da cultura organizacional de uma forma democrática, para todos os níveis da organização.
Uma empresa que investe em uma cultura saudável e gestão de pessoas colhe bons frutos e obtém sucesso, pois colaboradores satisfeitos atendem melhor os seus clientes e geram mais lucro.
Quais iniciativas sua empresa possui para melhorar a cultura organizacional e estreitar o relacionamento com seus colaboradores?
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