Só a palavra “métrica” já nos causa um certo desconforto. E para quem é da área de RH, endomarketing ou comunicação interna, esse medo é ainda maior quando precisamos apresentar os resultados de forma quantitativa para a alta gerência, certa vez que, nossas ações são inteiramente voltadas para pessoas.
A verdade é que no mercado não existe uma ferramenta ou métrica específica para endomarketing, mas a notícia boa é que é possível metrificar as campanhas realizadas na organização.
As principais perguntas que permeiam a área e são importantes para sua prova de valor, são:
Estas perguntas são importantes, porque mapeiam se o cliente interno está satisfeito com a empresa e é possível coletar as respostas seguindo os seguintes passos:
Defina as datas comemorativas para o seu calendário de endomarketing com base no negócio da sua empresa, ou seja, as datas sazonais para ações internas precisam ser condizentes com o ramo de atuação da sua empresa.
Ex.: Se a empresa é de tecnologia, que tal fazer o Dia do Profissional de TI? Ou até mesmo o Dia do Gamer.
Ou, defina a ação. Será um evento?
Agora que você está com o seu calendário de endomarketing planejado ou a ação no papel que irá aplicar, defina qual o problema a ser resolvido:
Estes são alguns exemplos de ‘problemas’ que o RH/Endomarketing precisa resolver.
Agora que sabemos qual o problema a ser resolvido é preciso definir as metas e o prazo para que este problema seja solucionado.
É importante ser uma meta quantitativa (de preferência em percentual). Desta forma, ficará mais fácil para acompanhar e mensurar. E o tempo em semanas, quinzenas ou mensais. Dependerá da ação.
Veja o exemplo :
Atingir 70% de leitura das notícias da Intranet até o final de 2 semanas.
Seu problema: Baixo acesso de leitura da Intranet (poucos colaboradores acessam)
Meta percentual: atingir 70% de leitura (de 100% de colaboradores)
Prazo: 2 semanas
Agora que foi definido o problema, a meta e o prazo, ficará mais fácil traçar um caminho estratégico com atividades que resolverão isso.
Se de fato o seu problema for acesso na Intranet, veja as opções:
Não se esqueça de utilizar ferramentas que te auxiliem neste controle.
Exemplo: Veja se foi atingido os 70% de leitura entre os 100% dos colaboradores no Google Analytics ou Peoplefy (eles têm um dashboard super objetivo com estes dados).
Veja também a quantidade de curtidas e comentários dentro da notícia na Intranet. Esta é uma forma de saber também quantas pessoas estão engajando com o conteúdo e se o conteúdo foi relevante.
Exemplo 2: Se o problema for “fortalecer o employer branding ” você pode definir a meta como: atingir mais 30 seguidores para a página em 5 dias. E como atividade defina hashtags para acompanhar o compartilhamento nas redes sociais.
Ex.: Quem compartilhar a foto publicada no perfil da empresa e compartilhar usando tal hashtag ganhará um prêmio.
Pronto, você já conseguiu a campanha, meta, prazo, definiu a ferramenta para acompanhar (hashtags e redes sociais) e o retorno do investimento da campanha (quantidade de participação).
Ao final, observe se conseguiu mais curtidas, comentários e até mesmo seguidores nas redes sociais.
Exemplo 3: A meta padrão do mercado para qualquer ação empresarial costuma ser de 70%. Então, você pode analisar se este valor é atingível para suas práticas dentro da área e aplicar a meta de 70% para 100% do seu problema.
Ex.:
1º caso: Atingir 70% de resposta positiva para o evento de aniversário da empresa
2º caso: Atingir 70% de participação da festa de confraternização de 100% de colaboradores
1º caso: Monte um formulário ou enquete com perguntas quantitativas para colher a satisfação dos colabs em relação ao evento organizado (coffee break, palestras, localização, duração, etc).
Tabule as respostas positivas e negativas. Pronto! Você terá seu resultado.
2º caso: Peça a confirmação do evento via comentários na Intranet, realizando desafio pelo Peoplefy (confirmando a presença) ou pode ser via formulário também. É uma maneira fácil de controlar a quantidade de pessoas e saber se você atingirá a meta definida.
Então, uma maneira prática de definir métricas para a área de endomarketing, pode ser:
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