

É fato que as empresas são movidas pelos colaboradores. São eles que fazem a diferença no desempenho da organização num todo, ajudando a alcançar as metas e objetivos em comum.
Com a transformação digital, a necessidade de acompanhar as exigências cada vez mais altas do fluxo de trabalho, a agilidade tem sido um tema tratado diariamente com os times. As metodologias tradicionais podem não atender as necessidades e, em muitos casos, não entregar um produto ou serviço de alta qualidade.
Tudo mudou por causa dos processos burocráticos, demorados e difíceis de entender juntamente com os clientes.
Por isso, a metodologia ágil começou a fazer parte de muitas empresas tradicionais e estão mudando a forma de trabalho. E quando falo de metodologia ágil, estou me referindo aos famosos Squads.
O que é um squad?
Squad é um processo de colaboração entre equipes, implementando na cultura da empresa uma pequena mudança na formação tradicional das equipes. Ao invés de termos um departamento para cada área existente (Administrativo, Financeiro, Marketing etc), temos pelo menos uma pessoa de cada área presente nos times.
Por exemplo, aqui na Simbiox nossos times são compostos por: 1 Dev fullstack, 1 Dev front-end, 1 scrum master e 1 product owner.
Trata-se de uma equipe multidisciplinar onde todos desenvolvem suas funções de maneira autônoma, decidindo o melhor caminho a seguir e assim conseguir entregar o projeto no tempo certo, com menos empecilhos e numa "esteira" cada vez mais rápida, abandonando até as hierarquias existentes (mas não completamente).
Além disso, o squad baseado em scrum ágil, metodologia que estimula o aprendizado diário em conjunto, dividindo experiências, conhecimentos, entendo maneiras melhores de se organizarem e resolverem os problemas do cotidiano.
Definição e construção de um Squad Scrum
Ambos os conceitos se complementam. Isso porque a eficácia e melhora na produtividade dos seus times será algo impressionante.
Com a metodologia do Scrum, você consegue definir suas equipes com o menor número possível de pessoas. O ideal é que seja entre 6 a 10 pessoas. Desta forma, a metodologia ágil consegue criar e manter proximidade entre empresa e cliente desde o início.
Vale lembrar como já dito acima, que dessa forma, os times não são vistos com a divisão tradicional entre departamentos. Não existe denominação entre os componentes das equipes, mas cada um tem o seu papel e as suas tarefas de acordo com suas habilidades.
Construção do Squad
Existem 3 papéis fundamentais dentro dos squads, que inclusive, já citei anteriormente: product owner, scrum master e os desenvolvedores.
- Product owner: é ele quem define a direção do projeto a ser feito. O product owner cria os objetivos do projeto, comunicando todas as necessidades para seu time e garantindo a qualidade na entrega, agregando valor tanto para a empresa quanto para os clientes. É ele quem estará em contato mais direto com os stakeholders e o Squad.
- Scrum master: aqui eu falo sobre a pessoa responsável em garantir que o processo de criação do projeto esteja indo bem. É ele quem ajuda a manter o foco e produtividade do time, mas também prezando pelo bem-estar dos desenvolvedores. O scrum master é o “vigia” do time, então se tudo estiver indo bem (ou mal), é por causa da responsabilidade dele.
- Desenvolvedores: são eles que têm as habilidades necessárias para desenvolver o produto, de acordo com a organização diária e com o que foi projetado, e são eles que determinam como executar o trabalho evitando bugs, por exemplo.
Alguns squads ainda podem contar com outras pessoas no time como profissionais de UI e UX, CS ou marketing, por exemplo. Isso vai depender do projeto e de como os times são montados dentro da empresa em que trabalha.
Quais os benefícios de ter um Squad ágil na sua empresa?
Agora vou listar alguns benefícios (ou vantagens, o que preferir) de aplicar essa metodologia na sua empresa:
Autonomia
A autonomia que os squads dão ao time de trabalhar sem ficar sobrecarregados é um dos maiores benefícios. O bem-estar dos colaboradores ajuda na produtividade e qualidade nas entregas, além de permitir tomadas de decisões mais rápidas e ideias inovadoras surgirem a todo o momento.
Produtividade
A produtividade começa com a economia de tempo devido o planejamento em conjunto. O que torna as horas desgastantes em várias reuniões, em um pote de brainstormings em menos tempo do que no modelo tradicional de trabalho.
Capacitação
Aqui na Simbiox, nossos squads tiram um tempo para estudarem juntos algo em comum. Esse é um ponto positivo e tanto! Lembrando que as longas horas em reuniões são reduzidas, seus times podem usar esse tempo para se capacitarem cada vez mais em cursos de curta duração ou em uma leitura sobre os temas necessários.
Performance
A performance de suas equipes melhora gradativamente, já que a multidisciplinaridade ajuda na criação de melhores entregas aos clientes. Ou seja: mais produtividade, melhora o bem-estar dos colaboradores envolvidos, colabora na capacitação e aumento de habilidades, e dá uma visão de negócios aguçada.
Fortalecimento da cultura organizacional
Um Squad pode interferir de forma positiva no dia a dia dos seus colaboradores. Traz maior satisfação e felicidade no trabalho, motivação cada vez melhor entre os times, fortalece o contato e união entre todos, gera visibilidade individual do processo de crescimento dos colaboradores e ainda é um ponto positivo na pesquisa de clima!

Boa parte das empresas que se adequaram ao trabalho remoto estão mudando para esse formato. É um diferencial competitivo se aliado a um modelo flexível também, implementando um sentido intraempreendedor nos colaboradores.
Também quero dizer a você que, essa metodologia ágil de squads scrum estabelece uma comunicação horizontal constante e a colaboração num todo, facilitando o compartilhamento de informações importantes entre os profissionais da mesma área ou nível hierárquico.
Como é na prática?
A metodologia Squad é conhecida por dividir as etapas do trabalho em ciclos – ou sprints – que variam entre uma semana e 15 dias, o que depende muito da organização de cada equipe e de seus projetos.
Essas etapas sempre iniciam com o alinhamento e revisão de tarefas em uma reunião com todo o time.

Quer saber como criar esses ciclos? Veja o exemplo de passo a passo que usamos na Simbiox:
Planning
Essa é uma reunião de planejamento como o próprio nome diz. Aqui acontece toda a colaboração do Squad em planejar o caminho que irão percorrer juntos a fim de ter o fechamento da sprint com sucesso, além de uma entrega cada vez melhor.
Entrega de valor
Entrega demonstrativa de uma parte do produto já de forma funcional, atendendo às necessidades do projeto e que agregue valor ao negócio.
Daily
Assim como o nome já diz, trata-se de uma reunião diária para alinhamento da equipe, prevendo demandas, validando o andamento da sprint e do projeto, checando o progresso e, se necessário, dividindo dúvidas e pedidos de ajuda com algo que está tomando mais tempo que o necessário.
Review
Nesta etapa, a equipe se reúne para avaliar todas as entregas durante a semana ou quinzena. É aqui que todo o grupo avalia as pendências, obtém feedback do product owner, se reorganizam entre as partes interessadas e observam pontos a serem melhorados.
Agora para finalizar...
Espero que você tenha entendido um pouco de como funcionam e o que é essa metodologia que vem sendo implementada cada vez mais nas empresas. Trata-se de um projeto eficiente e que tem mudado muito o ambiente de trabalho para as pessoas, ganhando mais produtividade, capacitação e destaque para aqueles que se dedicam pelo negócio.
Vale ressaltar que cada Squad pode adotar outras metodologias, isso varia de acordo com a comunicação entre as pessoas do time. E não esqueça de acompanhar o sucesso dos seus squads aplicando a boa pesquisa de clima e engajamento!
Te encontro no próximo post.




