Como prometido no meu último artigo, venho trazer um pouco mais sobre produtividade e gestão do tempo no trabalho remoto, pois com o aumento de profissionais Home Office (trabalhando de casa), é fundamental adotar práticas eficientes para garantir a produtividade no ambiente doméstico.
Embora o trabalho remoto ofereça flexibilidade, também pode apresentar desafios em termos de concentração e organização. Neste artigo de hoje, vamos explorar as principais formas de ser mais produtivo com base no que faço e uso no dia a dia, além de fundamentação prática e teórica sobre o tema, te ajudando a ser mais produtivo no trabalho remoto, otimizando seu tempo e alcançando melhores resultados.
No mundo atual, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental em nossas vidas, há uma variedade de ferramentas disponíveis para ajudar na produtividade e gestão do tempo. E com uma ampla variedade de ferramentas como: Todoist, Trello, Asana, Microsoft To Do entre muitos outros.
Mas após testar várias ferramentas buscando algo que se encaixasse perfeitamente com o que precisava, consegui encontrar e o nome é: todoist .
O mais interessante dessa ferramenta é que além de criar uma lista de tarefas (como a maioria) você consegue colocar prioridade e a data que ela precisa ser feita ou entregue. No exemplo abaixo, você consegue ver que em uma tarefa criada, é possível atribuir a prioridade da tarefa com as bandeiras, a data de entrega ou de atuação, e alocar as tarefas por projetos, entre muitas outras funcionalidades.
Além de conseguir criar filtros para visualizar as tarefas por prioridade, por data de entrega, ordem alfabética e muito mais. Indico fortemente que você faça um teste e use por pelo menos uma semana, não irá se arrepender.
Em um próximo artigo, irei trazer de forma detalhada o melhor jeito de utilizar essa ferramenta, te auxiliando a ter uma visão completa de todas as tarefas que você possui e suas prioridades.
Com a ferramenta adequada, agora vamos organizar a casa!
Como estamos falando de trabalho remoto, vamos deixar um pouco de lado as tarefas pessoais, mas todas essas dicas podem ser usadas para o mesmo. Você precisa colocar na ferramenta escolhida todas as tarefas que você precisa realizar, tudo mesmo!
Algumas coisas que estão na minha por exemplo, são:
Esses são só alguns exemplos de tarefas que preciso fazer, mas a ideia aqui é você tirar da sua cabeça esse peso com tudo que tem que lembrar, e depositar na ferramenta de tarefas. Pois nosso cérebro não foi feito para guardar muitas informações, ele foi feito para que você possa criar, construir, planejar entre muitas outras coisas, mas não ficar se preocupando com aquela tarefa que você não pode esquecer de fazer no dia seguinte.
Por fim, após colocar tudo que está pendente de ser feito, é o momento para que você defina quais são prioridades e coloque as datas de quando precisa ser entregue/realizado cada tarefa.
Para isso, indico que utilize a Matriz de Eisenhower , pois com ela você pode visualmente organizar suas tarefas e priorizar seu trabalho de forma mais eficiente. Concentre-se nas tarefas importantes e urgentes primeiro; planeje as tarefas importantes, mas não urgentes, e minimize ou elimine as tarefas que não são importantes para otimizar sua produtividade e alcançar seus objetivos de maneira mais eficaz.
Não adianta de nada fazer um super planejamento e organização das suas tarefas se você não faz realmente as tarefas. Então para isso, trago algumas dicas práticas para evitar a procrastinação e se tornar mais produtivo.
A primeira e principal dica para que possamos fazer o que temos que fazer ao invés de ficar horas rodando as redes sociais é o foco. No home office, o principal problema da produtividade são as infinitas reuniões e conversas nas plataformas de comunicação da sua empresa (Teams, Slack ou WhatsApp). E para que você consiga fazer o que tem que ser feito, é necessário focar.
Para isso, eu utilizo e sugiro seguir os seguintes passos para fazer aquela sua tarefa que está dias (ou semanas) postergando:
Isso mesmo, crie um invite com você mesmo e trave sua agenda. Dessa forma, você sabe que aquele dia e aquele horário será exclusivo para realizar aquela tarefa.
A Técnica de Pomodoro , é nada mais nada menos do que você fazer blocos de foco total no seu trabalho com intervalos de descanso. Por padrão, são 4 blocos de 25 minutos de foco com 5 minutos de intervalo entre cada um, e no fim, um intervalo maior de 10 a 15 minutos.
Pois produtividade não é ficar 12 horas seguidas trabalhando, mas sim fazer pausas inteligentes para que seu corpo e mente possam manter o ritmo e energia durante o dia inteiro de trabalho.
Uma das ferramentas que indico para isso é uma extensão do Google chamada TIDE .
Ao instalar essa extensão no seu navegador, e clicar nele, será exibido a seguinte tela:
E com isso, além de ser muito prático e fácil de utilizar, você consegue escolher entre os diversos sons ambientes para deixar mais agradável na hora de focar e também, definir o tempo que você deseja focar. Sugiro começar com 25 minutos e depois ir aumentando até chegar no tempo ideal para você.
Para concluir, se você seguir todos os pontos acima, a sua produtividade e gestão do tempo irão aumentar significativamente, e os benefícios disso são inúmeros como, entregar seus projetos no prazo, ter uma mente menos ansiosa e preocupada, ser mais presente com sua família e amigos e focar nos seus projetos pessoais como academia, uma boa alimentação e leitura por exemplo.
O importante é você entender que ninguém é 100% produtivo todos os dias, mas com um sistema de produtividade estruturado, vai ser bem mais difícil você ficar procrastinando, sabendo o que tem que ser feito e como vai ser feito, se tornando realmente uma pessoa produtiva!
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