Entrar em uma nova área ou tentar decifrar cada novo termo que aparece por aí é um desafio e tanto.
Quem nunca se sentiu um “peixe fora d’água” ao participar de uma conversa entendendo absolutamente nada que a outra pessoa está falando?
Mas, fique tranquilo. Neste artigo, preparamos um Glossário completo com os principais termos usadas na comunicação interna.
Se esquecer algum termo e só voltar aqui e consultar, ok?
Dito isto, vamos ao glossário da comunicação interna.
É o conjunto das atividades de comunicação praticadas em uma empresa cujo objetivo é:
Dirceu Pio , autor do livro A Força Transformadora da Comunicação Interna , define o termo, como:
“A troca, interpretação e a captação, incessante, de informações e percepções que giram em torno do mesmo empreendimento; dá suporte ao gerenciamento da organização e a leva naturalmente ao alcance de objetivos e metas”.
Comunicação interna também é chamada de comunicação corporativa, comunicação institucional ou comunicação empresarial.
Engajamento é o nível de interação e compromisso do colaborador para empresa. Essa interação pode ser dada através de comentários, perguntas, intenção de ajudar, participação em eventos, divulgação espontânea da empresa entre outras.
Segundo Kevin Kruse , autor do livro Employee Engagement 2.0, engajamento é:
“O compromisso emocional do colaborador para com a empresa e suas metas”.
Endomarketing são ações pontuais para promover a motivação, engajamento e felicidade no trabalho. Também é conhecido como marketing interno.
Alguns exemplos de campanhas de endomarketing são de:
Trata-se da comunicação entre líderes e liderados.
Também é divida em vertical ascendente (quando a comunicação corre de “baixo para cima”) ou descendente (comunicação de cima para baixo – do gestor para seus liderados).
Comunicação que acontece entre pessoas do mesmo nível. Por exemplo: de gestor para gestor ou de colaborador para colaborador.
Também conhecida como comunicação 360º, é a comunicação entre todas as áreas da empresa somada à comunicação da empresa com todo o público externo (clientes, parceiros, fornecedores…).
É a comunicação interna com alto nível de empatia. Ou seja, é pensar nas necessidades (emocionais, racionais e psicologias) do colaborador.
“Tratar os colaboradores como gostaria de ser tratado” é a essência da comunicação humanizada.
É quando a empresa reúne as principais informações e comunicados em um canal oficial, como em uma Intranet Corporativa.
Ou seja, neste cenário a comunicação da empresa não está espalhada em diversos canais, como: e-mail e WhatsApp.
É o termo usado quando se percebe disposição genuína do colaborador em trabalhar ativamente para atingir os resultados da empresa.
Um colaborador que “veste a camisa da empresa” , costuma assumir responsabilidades sobre seus próprios erros e buscar soluções para problemas da empresa (não apenas da sua própria área).
Feedback na comunicação interna é o ato de receber respostas (verbal ou escrita) para alguma ação de comunicação interna ou endomarkeing.
Destinatário da comunicação interna, podendo ser os colaboradores, diretoria, sócios, entre outros.
Sinônimo para a pessoa (ou o grupo de pessoas) a qual será direcionada a mensagem ou o comunicado interno.
Também pode ser usado para descrever um aspecto específico do público a qual se deseja atingir. Por exemplo:
“O púbico alvo para essa ação serão apenas colaboradores que entraram na empresa a partir de 2015“.
É um documento com ações de comunicação interna planejadas para um período, por exemplo: anual ou semestral.
São plataformas digitais ou analógicas (físicas) usadas para transmitir a comunicação interna.
Exemplo:
É uma forma de se comunicar considerando as preferências, gostos e comportamentos do colaborador.
Para se comunicar com personalização é preciso realizar pesquisas frequentes para entender melhor o comportamento da pessoa.
É uma plataforma profissional de comunicação interna.
Na intranet é possível publicar comunicados, notícias, organograma da empresa, informações de contato, fotos, vídeos e várias outras coisas.
É uma rede social pensada para empresas. Isto é, ela possui recursos semelhantes a redes sociais (publicação de fotos, notícias e interações com likes e comentários), porém, só pode ser acessada por pessoas da empresa.
Um exemplo de Rede Social Corporativa: Microsoft Yammer
Espaço físico para publicação de comunicados internos. Normalmente colocado em um lugar de bastante movimentação na empresa.
Nome pejorativo dado a conversas informais entre colaboradores da empresa. Essas conversas normalmente são provocadas por falhas na comunicação.
É quando a mensagem original sofreu alguma alteração entre o envio e a recepção do destinatário. Neste caso, o ruído pode mudar totalmente o sentido da mensagem original. É como se fosse a brincadeira do “telefone sem fio”.
São produções em áudio distribuídas para os colaboradores se manterem informados, aprender algo ou simplesmente para entretenimento.
Os podcasts interno são como programas de rádios transmitindo pela empresa aos colaboradores.
É uma lista de novidades e informações transmitidas normalmente por e-mail. Ou melhor, um “Boletim Informativo”.
É um diagnóstico da qualidade das relações dos colaboradores (em todos os níveis).
O clima organizacional é obtido por meio de pesquisas internas.
É o conjunto de hábitos, crenças e conhecimento de uma empresa.
Nome dado ao trabalhador ou funcionário de uma empresa.
Forma de comunicação usando TVs instaladas em alguns espaços na empresa. As informações da empresa são transmitidas durante todo o expediente por meio de programas personalizados.
É um método de comunicação criado pelo PhD em Psicologia Marshall Rosenberg , e publicado em um livro homônimo de 1999.
O método ajuda pessoas a se comunicarem transmitindo suas reais necessidades. O método se estrutura em quatro pilares:
Instrumento de comunicação em formato físico ou digital para alertar colaboradores sobre informações importante. Por exemplo: comunicado sobre escala de trabalho ou sobre emenda de feriado.
Comunicação interpessoal trata-se da habilidade de trocar informações entre dois ou mais colaboradores, trocando mensagens verbais ou não verbais.
É a comunicação executada a partir de um plano de ações definido. O objetivo da comunicação estratégia é alcançar os desejos e metas estabelecidos pela empresa.
Sistema que usa inteligência artificial e outras tecnologias para estabelecer uma conversa com outra pessoa.
Exemplo de aplicações: tirar dúvidas ou prestar serviços de atendimento.
É um figura ficcional que representa o perfil médio dos colaboradores. Serve para personalizar e humanizar a comunicação interna.
Técnica base em sistema de jogos, ou seja, para cada desafio o usuário recebe uma recompensa. Gamificação serve para promover o engajamento, motivação e desempenho de colaboradores.
Termo em inglês, que traduzido para o português significa “chamada”. É uma expressão muito usada no trabalho referindo-se a uma reunião online entre pessoas que não estão em um mesmo ambiente fisicamente.
Provavelmente você já se deparou com a seguinte frase: “Vamos marcar uma call?”
Agora será mais fácil participar daquela próxima conversa sobre comunicação interna, não é?
E você, acha que faltou outro termo?
Coloca aí nos comentários pra gente adicionar nesse glossário.
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