A Transformação Digital propõe que uma empresa se torne mais eficiente a partir do uso de tecnologias em seus processos de negócio.
Este conceito está na pauta de metade das empresas, segundo uma pesquisa da Capgemini (empresa líder global de serviços de tecnologia) que ouviu 150 executivos de vários segmentos incluindo: varejo, bens de consumo, bancos e companhias de seguros.
O caminho da transformação digital passa naturalmente pela digitalização de processos, organização e distribuição de conteúdo digital. Então, como um sistema de gestão inteligente de documentos pode contribuir para este processo?
Quando se pensa digitalização de processos, normalmente lembramos da infinidade de papel que estão armazenados em algum lugar dentro da empresa; entretanto, a digitalização de processo dentro de um sistema inteligente de documentos pode ser um pouco mais ampla e incluir documentos que já nasceram digitais a partir de algum processo, como: PDF, Documentos Office, Vídeos, Imagens e e-mails.
Em Janeiro de 2018 a Universidade Federal do Espírito Santo iniciou um projeto de digitalização de processos onde prevê economia de 1,5 milhões de reais criando 24 mil documentos em formato digital. A Universidade estima reduzir R$240 mil apenas em papel e toner de impressora.
A área Jurídica é um dos segmentos que mais podem se beneficiar com a organização de documentos dado que culturalmente trabalham com um volume enorme de papel.
Um ótimo exemplo é do Tribunal de Justiça de São Paulo que foi um dos primeiros a alcançar a informatização completa no final de 2015. O Tribunal já economizou cerca de 2 mil toneladas de papel, reduziu em 70% do tempo gasto no tramite de processos como transporte e anotação.
Escritórios de advocacia também podem obter vantagens com um sistema de gestão inteligente de documentos, permitindo que em poucos cliques reúnam os arquivos de um processo e de criem agrupamento de arquivos que são mais utilizados em uma determinada defesa com uso de análise de dados.
No mundo físico quando uma pessoa precisa encontrar alguma informação (principalmente crítica) da esfera de seu departamento ou de outra área, precisa localizá-la em alguma pasta da rede, e-mail, organizador de arquivos ou software contratado.
Mesmo que se tenha uma boa estruturação de arquivos, ainda é necessário consultar vários sistemas, cruzar dados e torcer para que a informação esteja lá. Em um sistema de gestão inteligente de documentos, a empresa pode concentrar todos seus arquivos em um único sistema, dando a liberdade para que várias áreas o consultem simultaneamente.
Pensar em eficiência aplicando o conceito de Transformação Digital é uma tendência que deve seguir pelos próximos anos. Acrescentar a esta discussão a gestão inteligente de documentos pode garantir que este objetivo seja atingido aproveitando-se da organização, facilidade de acesso e unificação de informação que este tipo de ferramenta traz.
>Conte o seu desafio ao nosso time de especialistas_
All Rights Reserved