
15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente.
Essa é uma das poucas datas comemorativas que representam tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Afinal, todos nós somos cliente de alguém.
Por isso, a data é uma oportunidade para sua empresa homenagear as empresas (ou pessoas) a qual ajudam seu negócio a crescer.
Mas, o que fazer no Dia do Cliente?
Para te ajudar a preparar uma campanha do Dia do Cliente, neste texto você verá 5 ideias para se inspirar.
Preparado?
Origem do Dia do Cliente
A data foi criada há mais de uma década pelo empresário João Carlos Rego. O empresário demonstrava talento para área de vendas desde pequeno.
O jovem começou vendendo ingressos de quermesses para no futuro se tornar executivo de grandes instituições financeiras.
João idealizou o Dia do Cliente com o objetivo de agradecer uma das pessoas mais importante para qualquer negócio: o cliente. Conforme escrito no site oficial diadocliente.com.br:
"O DIA DO CLIENTE está concebido para ser um dia de homenagens e de agradecimentos. Um dia para mostrarmos a nossos Clientes o quanto eles são importantes para nós.
Um dia para brindes, promoções, campanhas publicitárias, campanhas de venda, decorações especiais, anúncios e eventos e tudo mais que puder ser feito para reverenciar a figura do Cliente."
Repare como na frase acima já há algumas ideias sobre o que fazer nesta data.
Porém, preparamos mais algumas sugestões para te inspirar.

1– Descontos especiais
Desconto é uma opção simples e fácil de aplicar. Pois, basta escolher um produto(s) e inserir um desconto especial.
Esse tipo de desconto por tempo limitado ajuda a despertar o senso de urgência na compra. Uma vez que ele precisará resgatar o desconto até o final do dia.
Aproveite para conferir quais dos produtos seus clientes ainda não possuem e crie promoções para vendê-los.
Outra sugestão é preparar um kit de produtos com desconto especial, por exemplo:
- Kit de livros;
- Kit de soluções (produtos digitais);
- Pacote de cursos.
Para o cliente perceber o valor do desconto, mostre qual seria o preço original do kit inteiro. Assim, sua promoção se tornará relevante para ele.
Por fim, se for criar um cupom de desconto, se possível, personalize.
Isto é, lembre-se de incluir no cupom alguma informação interessante. Por exemplo: nome e data em que se tornou cliente.
2– Carta do CEO (Presidente)
Uma carta preparada pelo CEO, Diretor ou Presidente de uma empresa possui o poder de animar, motivar e servir de exemplo.
Basta lembrar da carta escrita pelo CEO da plataforma de hospedagem Airbnb , Brian Chesky. Na ocasião, Brian escreveu sobre a difícil decisão de demitir cerca de 25% dos colaboradores da empresa.

A sinceridade de Brian repercutiu na imprensa mundial, tornando um exemplo de como tratar clientes e colaboradores.
Mas, o ponto aqui é ilustrar como uma carta com sinceridade do maior representante da empresa tem o poder de impactar clientes e colaboradores.
Por isso, peça para o CEO da sua empresa escrever uma carta em homenagem aos clientes.
Peça para ele colocar os sentimentos e pensamentos sobre a importância do cliente (quanto mais natural, melhor). Caso você tenha poucos clientes, tente fazer uma carta escrita a próprio punho.
Caso contrário, use alguma ferramenta de Marketing para disparar a mensagem.
Outra versão dessa ação é gravar um vídeo.
As regras são as mesmas. Porém, no vídeo o esforço é maior. Contudo, o resultado fica ótimo. Mas, sendo em carta ou vídeo, o importante é a sinceridade do CEO da empresa.
Ah! Mas, se eu não tiver um CEO na empresa?
Simples, faça você mesmo (dono).

3– Presente por tempo de relacionamento
Ser lembrado pelo tempo de um relacionamento é um jeito de mostrar amor e valorização.
Isso acontece em todo tipo de relacionamento. Por exemplo, há pelo menos 10 tipos de bodas de casamento. Inicia-se pelas bodas de papel (1 ano), até a bodas de vinho (70 anos).
Cada “bodas” carrega consigo histórias, aprendizados e claro, gratidão pela outra pessoa.
Com clientes e fornecedores não é diferente. Aliás, costumamos chamar esse processo de “relacionamento”.
No final das contas, assim como no casamento, a relação entre cliente e fornecedor é estabelecida por compromissos.
Então, aproveite isso para homenagear o tempo de relacionamento com seus clientes (ou com os principais, caso sua empresa possua muitos). A homenagem pode ser através de presentes especiais.
Por exemplo, crie quadros comemorativos por tempo de “relacionamento com o cliente”.
Aqui na Simbiox usamos esse tipo de quadro para homenagear o tempo de casa dos colaboradores. Porém, é possível adaptar a ideia para clientes.
Veja um exemplo dessas placas:

Se quiser o contato da nossa fornecedora, confira aqui o Instagram dela.
Mas, há outros exemplos de presentes. Por exemplo:
- Vinho com carta escrita à mão pelo dono da empresa;
- Kits de taças;
- Charutos.
Cada presente vai depender da cultura e relacionamento com o cliente. Por isso, é importante conhecer seus clientes.
4- Assinatura de e-mail comemorativa
Assinatura de e-mail representa mais do que uma forma de identificar o destinatário. Isso porque, esse espaço funciona como uma vitrine para sua empresa.
Pois, você pode incluir informações relevantes e estimular o destinatário a visitar um site.
Por exemplo, veja uma de nossas assinaturas especiais divulgando nossos canais de ideias de endomarketing no Telegram:

Pensando nisso, crie uma assinatura especial para o Dia do Cliente. Nela, inclua uma homenagem simples do tipo “feliz dia do cliente”, ou um link para uma página especial.
Na página, o cliente pode acessar uma carta homenagem da sua empresa e links para descontos especiais.
Essa é uma das formas mais eficientes de você alcançar todos os seus clientes.
5– Campanha de indicação
Aproveite o Dia do Cliente para iniciar uma campanha de indicação na sua empresa.
A proposta é simples: seu cliente indica outros clientes e ganha recompensas por isso.
Por sua vez, as recompensas podem ser:
- Camisetas personalizadas;
- Canecas;
- Descontos;
- Livros;
- Celulares;
- Cursos Premium.
Veja aqui um exemplo de página dedicada a indicação de clientes da empresa RD Station.
Essa estratégia serve para reduzir o custo de aquisição de clientes. Ou seja, o valor comercial investido para conquistar um cliente para sua empresa.
Por meio da indicação, você reduz esse custo e aumenta sua margem de lucro.
Por isso, nada melhor do que lançar seu programa de indicação no Dia do Cliente, certo?
Se quiser saber mais sobre essa estratégia, confira a página do Rodrigo Noll , um dos especialistas no assunto.
Conclusão
Como é bom ser cliente, não é mesmo?
Melhor ainda é ser bem atendido e se tornar fã da empresa.
Então, se sua empresa cumpre esses requisitos você tem tudo para entregar um excelente Dia do Cliente.
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