Essa é uma das poucas datas comemorativas que representam tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Afinal, todos nós somos cliente de alguém.
Por isso, a data é uma oportunidade para sua empresa homenagear as empresas (ou pessoas) a qual ajudam seu negócio a crescer.
Mas, o que fazer no Dia do Cliente?
Para te ajudar a preparar uma campanha do Dia do Cliente, neste texto você verá 5 ideias para se inspirar.
Preparado?
A data foi criada há mais de uma década pelo empresário João Carlos Rego. O empresário demonstrava talento para área de vendas desde pequeno.
O jovem começou vendendo ingressos de quermesses para no futuro se tornar executivo de grandes instituições financeiras.
João idealizou o Dia do Cliente com o objetivo de agradecer uma das pessoas mais importante para qualquer negócio: o cliente. Conforme escrito no site oficial diadocliente.com.br:
"O DIA DO CLIENTE está concebido para ser um dia de homenagens e de agradecimentos. Um dia para mostrarmos a nossos Clientes o quanto eles são importantes para nós.
Um dia para brindes, promoções, campanhas publicitárias, campanhas de venda, decorações especiais, anúncios e eventos e tudo mais que puder ser feito para reverenciar a figura do Cliente."
Repare como na frase acima já há algumas ideias sobre o que fazer nesta data.
Porém, preparamos mais algumas sugestões para te inspirar.
Desconto é uma opção simples e fácil de aplicar. Pois, basta escolher um produto(s) e inserir um desconto especial.
Esse tipo de desconto por tempo limitado ajuda a despertar o senso de urgência na compra. Uma vez que ele precisará resgatar o desconto até o final do dia.
Aproveite para conferir quais dos produtos seus clientes ainda não possuem e crie promoções para vendê-los.
Outra sugestão é preparar um kit de produtos com desconto especial, por exemplo:
Para o cliente perceber o valor do desconto, mostre qual seria o preço original do kit inteiro. Assim, sua promoção se tornará relevante para ele.
Por fim, se for criar um cupom de desconto, se possível, personalize.
Isto é, lembre-se de incluir no cupom alguma informação interessante. Por exemplo: nome e data em que se tornou cliente.
Uma carta preparada pelo CEO, Diretor ou Presidente de uma empresa possui o poder de animar, motivar e servir de exemplo.
Basta lembrar da carta escrita pelo CEO da plataforma de hospedagem Airbnb , Brian Chesky. Na ocasião, Brian escreveu sobre a difícil decisão de demitir cerca de 25% dos colaboradores da empresa.
A sinceridade de Brian repercutiu na imprensa mundial, tornando um exemplo de como tratar clientes e colaboradores.
Mas, o ponto aqui é ilustrar como uma carta com sinceridade do maior representante da empresa tem o poder de impactar clientes e colaboradores.
Por isso, peça para o CEO da sua empresa escrever uma carta em homenagem aos clientes.
Peça para ele colocar os sentimentos e pensamentos sobre a importância do cliente (quanto mais natural, melhor). Caso você tenha poucos clientes, tente fazer uma carta escrita a próprio punho.
Caso contrário, use alguma ferramenta de Marketing para disparar a mensagem.
Outra versão dessa ação é gravar um vídeo.
As regras são as mesmas. Porém, no vídeo o esforço é maior. Contudo, o resultado fica ótimo. Mas, sendo em carta ou vídeo, o importante é a sinceridade do CEO da empresa.
Ah! Mas, se eu não tiver um CEO na empresa?
Simples, faça você mesmo (dono).
Ser lembrado pelo tempo de um relacionamento é um jeito de mostrar amor e valorização.
Isso acontece em todo tipo de relacionamento. Por exemplo, há pelo menos 10 tipos de bodas de casamento. Inicia-se pelas bodas de papel (1 ano), até a bodas de vinho (70 anos).
Cada “bodas” carrega consigo histórias, aprendizados e claro, gratidão pela outra pessoa.
Com clientes e fornecedores não é diferente. Aliás, costumamos chamar esse processo de “relacionamento”.
No final das contas, assim como no casamento, a relação entre cliente e fornecedor é estabelecida por compromissos.
Então, aproveite isso para homenagear o tempo de relacionamento com seus clientes (ou com os principais, caso sua empresa possua muitos). A homenagem pode ser através de presentes especiais.
Por exemplo, crie quadros comemorativos por tempo de “relacionamento com o cliente”.
Aqui na Simbiox usamos esse tipo de quadro para homenagear o tempo de casa dos colaboradores. Porém, é possível adaptar a ideia para clientes.
Veja um exemplo dessas placas:
Se quiser o contato da nossa fornecedora, confira aqui o Instagram dela.
Mas, há outros exemplos de presentes. Por exemplo:
Cada presente vai depender da cultura e relacionamento com o cliente. Por isso, é importante conhecer seus clientes.
Assinatura de e-mail representa mais do que uma forma de identificar o destinatário. Isso porque, esse espaço funciona como uma vitrine para sua empresa.
Pois, você pode incluir informações relevantes e estimular o destinatário a visitar um site.
Por exemplo, veja uma de nossas assinaturas especiais divulgando nossos canais de ideias de endomarketing no Telegram:
Pensando nisso, crie uma assinatura especial para o Dia do Cliente. Nela, inclua uma homenagem simples do tipo “feliz dia do cliente”, ou um link para uma página especial.
Na página, o cliente pode acessar uma carta homenagem da sua empresa e links para descontos especiais.
Essa é uma das formas mais eficientes de você alcançar todos os seus clientes.
Aproveite o Dia do Cliente para iniciar uma campanha de indicação na sua empresa.
A proposta é simples: seu cliente indica outros clientes e ganha recompensas por isso.
Por sua vez, as recompensas podem ser:
Veja aqui um exemplo de página dedicada a indicação de clientes da empresa RD Station.
Essa estratégia serve para reduzir o custo de aquisição de clientes. Ou seja, o valor comercial investido para conquistar um cliente para sua empresa.
Por meio da indicação, você reduz esse custo e aumenta sua margem de lucro.
Por isso, nada melhor do que lançar seu programa de indicação no Dia do Cliente, certo?
Se quiser saber mais sobre essa estratégia, confira a página do Rodrigo Noll , um dos especialistas no assunto.
Como é bom ser cliente, não é mesmo?
Melhor ainda é ser bem atendido e se tornar fã da empresa.
Então, se sua empresa cumpre esses requisitos você tem tudo para entregar um excelente Dia do Cliente.
Gostou das dicas?
Sabia que você pode ter acesso a um banco infinito de ideias para inspirar suas campanhas de endomarketing e comunicação interna ?
Sabe como? Faça parte do nosso canal exclusivo no WhatsApp.
Lá, reunimos profissionais como você e fazemos curadoria de conteúdos especiais (e exclusivo) para você criar as melhores campanhas internas.
Para entrar no canal, basta clicar no link abaixo �55357;�56391;
>Conte o seu desafio ao nosso time de especialistas_
All Rights Reserved