
Conheça e apaixone-se por essas 10 ferramentas de comunicação interna grátis (para usar sem medo)
Você trabalha com comunicação interna e fica perdido procurando uma ferramenta para melhorar seu trabalho?
Então, você está no lugar certo.
Neste artigo, você descobrirá 10 ferramentas de comunicação interna que usamos aqui na SimbioX para deixar nosso trabalho mais rápido e fácil.
Para te ajudar, separamos a lista em 5 categorias:
- Endomarketing like a boss;
- Edição de vídeo profissional (sem ser um);
- Design fácil;
- Ideias infinitas.
Então, aproveite as dicas e tenha mais resultados e produtividade na sua empresa. Combinado? Sendo assim, vamos às ferramentas.
Ah! Todas possuem versão grátis, ou seja, você consegue criar uma conta e usar nesse instante.
Agora sim, vamos às ferramentas de comunicação interna grátis.
Endomarketing like a boss
Já é difícil desenvolver boas
ideias de endomarketing , agora, descobrir a melhor forma de divulgá-las não precisa ser, né? Por isso, veja essas duas ferramentas para criar ações simples de endomarketing:
Este site permite criar mosaicos 100% grátis.
O processo é simples: basta preparar as fotos, escolher o modelo e pronto: você tem um material incrível para divulgar internamente. A vantagem desta ferramenta é permitir ao colaborador se ver com a parte da empresa (literalmente).
E com isso, claro, despertar o senso de pertencimento e engajamento.
Veja, por exemplo, com fizemos aqui na SimbioX:
Lá, você encontra uma infinidade de imagens dos mais variados tipos.
Caso desconheça, o Pinterest é uma rede social de imagens, como se fosse uma galeria de artes .
Assim, quando queremos inspirações para, por exemplo, decoração de festa junina, digitamos a palavra no Pinterest e veja os resultados:

Sim, funciona para outras pesquisas, como: brindes, eventos corporativos e camisas criativas. Então, dá próximo vez que precisar de inspirações e referências, use o Pinterest, beleza?
2- Interact
Esse é nosso criador de QUIZ favorito, pois é grátis e fácil de usar. Já usamos o site para criar esses quizzes:
1-
Quiz Dia do Orgulho Nerd (ação interna)
2-
Teste o Engajamento da Sua Comunicação Interna
3-
Qual é o seu gatilho de engajamento?
O Interact possui templates prontos para usar , isto é, não se preocupe com o design. Basta montar seu questionário, publicar e compartilhar o link com seus colaboradores.
Sim, todo profissional de comunicação precisa fazer pesquisas constantes sobre clima, interesses e tudo mais. Você pode fazer isso por e-mail, papel ou perguntando um a um.
Entretanto, existe a opção de fazer online e em tempo real.
Para isso, use o Typeform . Para mim, o melhor formulário online gratuito.
Diferente de outras ferramentas, os formulários do Typeform funcionam como uma conversa , ou seja, deixa o processo amigável.
Além disso, a ferramenta possui relatórios, como:
- Tempo médio de respostas;
- Taxa de rejeição total ou por pergunta;
- Dispositivo usado;
- Resultados em gráficos
Assim, você consegue entender como melhorar seus formulários e extrair os resultados para uma reunião.
4- Edição de vídeo profissional (sem ser um)
Vídeos são ótimas opções de conteúdos online, concorda?
O problema é ter habilidade para criar um sem entender de edição profissional. Mas, se você usar o editor de vídeos online Veed , a tarefa será mais fácil.
O Veed é uma ferramenta incrível para criar vídeos com aspectos profissionais. Dá pra incluir animação, figuras, textos, cores e tudo mais.
Ah! Mesmo se você tiver um computador sem placa de vídeo, vai rodar numa boa, pois ele funciona na nuvem. O único ponto negativo é a marca-d’água na versão grátis (não dá para ter tudo na vida, né?) Mas, mesmo assim, vale a pena (e muito).
Design fácil
Quantas campanhas você emperrou por falta de habilidades com design? Ou ainda: por depender de agências ou departamentos internos?
Eu sei, isso é um pesadelo.
Porém, há algumas ferramentas grátis para te ajudar a criar artes lindas, mesmo sem dominar o Photoshop.
Curioso? Então, veja 3 dicas:
5 – Canva
A ferramenta favorita de muitos entusiastas de design (e odiado por outros). Mas, quem já usou, sabe como é uma ferramenta indispensável para pessoas sem habilidades com Photoshop.
O
Canva
é uma ferramenta para criar artes usando templates ou a própria criatividade mesmo.
Nele, há opções prontas para várias datas comemorativas, como:
- Dia das Mães;
- Dia dos Pais;
- Páscoa;
- Natal
É realmente incrível. Por exemplo, para criar um banner de dia dos Pais para sua intranet, vá ao campo de busca e digite "dia dos pais".
Na sequência, escolha uma arte, troque a imagem e texto (se desejar) e inclua o logo da sua empresa.
Pronto, arte criada e pronta para divulgar.
6- Storyset
Esse é nosso banco de ilustrações.
Usamos o site para padronizar as figuras que usamos em materiais internos e externos. Lá, você encontra várias opções de ilustrações corporativas.
Por exemplo, se você digitar algo como: pessoas, tecnologia, tendências… vai encontrar opões bacanas:

Fora isso, você personaliza as ilustrações e consegue baixar em PNG.
7- Trakto
Trakto é um concorrente direto do Canva, porém, é uma empresa nacional.
Na prática, você tem todos os recursos do Canva com dois diferenciais:
- Templates em português;
- Suporte online
Ou seja, além de uma ferramenta completa para criar design, você terá a disposição uma equipe para te ajudar com dúvidas sobre a plataforma.
Inspiração
Ter ideias criativas para campanhas internas é um desafio, concorda?
Aliás, haja criatividade para não repetir uma ação ou outra (risos). Nesses momentos recorremos a amigos, colegas e, claro, à internet.
Então, veja 3 lugares para encontrar ideias infinitas de endomarketing:
8- Pinterest
Pinterest é um dos nossos lugares preferidos para buscar inspiração. Lá, você encontra uma infinidade de imagens dos mais variados tipos.
Caso desconheça, o Pinterest é uma rede social de imagens, como se fosse uma galeria de artes .
Assim, quando queremos inspirações para, por exemplo, decoração de festa junina, digitamos a palavra no Pinterest e ele nos traz vários resultados como já mostrei ali no começo do artigo.
Sim, funciona para outras pesquisas, como: brindes, eventos corporativos e camisas criativas.
Então, dá próximo vez que precisar de inspirações e referências, use o Pinterest, beleza?
9- Telegram
O maior concorrente do WhatsApp também é um bom lugar para encontrar ideias de endomarketing.
Aliás, se você digitar: “endomarketing” no campo de busca, vai encontrar alguns grupos abertos para começar. O legal do Telegram é a capacidade de guardar históricos de conversas. Isto é, se você entrar hoje, não vai perder nada que já foi postado.
Teste também pesquisar por datas comemorativas, como "Dia das Mães":

É possível encontrar grupos com sugestões de brindes e ideias.
10- Grupos do WhatsApp e Facebook
Por fim, há mais duas formas legais de conseguir ideias criativas.
No WhatsApp você encontra alguns grupos legais sobre endomarketing e comunicação interna. Porém, você precisará do link do grupo para entrar.
Mas, vou te ajudar.
Neste link você entrará no meu grupo favorito do WhatsApp sobre Comunicação Interna.
É o Summit CI. O pessoal é bem engajado e as ideias rolam soltas por lá. Para entrar, acesse este link direto do grupo. Mas, há outras formas de conseguir ideias…. participe de grupos no Facebook.
Se você está perguntando: “O Facebook ainda existe?”
Vou te contar: sim e forte. Mas, especialmente os grupos.
Ainda não descobri uma maneira melhor de interagir em comunidades como nos grupos do Facebook. Por isso, estamos sempre por lá para pescar ideias.
Para ajudar, vou deixar os links de alguns que participo:
- Endomarketing e Comunicação interna ;
- Comunicação Corporativa;
- Comunicação Interna e Endomarketing SP .
Conclusão
Gostou das ferramentas de comunicação interna deste artigo?
Aproveite, pois, a maioria são ferramentas que nos ajudam diariamente na comunicação da Simbiox.
Agora, se você gostou dessas dicas vai amar nossa vídeo aula com 7 Ferramentas Grátis (e úteis) para profissionais de Comunicação Interna .
São ferramentas para te ajudar o organizar atividades, corrigir textos e gerar títulos persuasivos para seus e-mails de endomarketing.




