

Entender marketing nos últimos anos tem sido uma das coisas mais importantes, seja para novos negócios ou até mesmo na área da influência digital, mercado que vem crescendo cada vez mais.
O marketing tem movido o mundo já que, através dele, os negócios crescem, inovam e geram mais empregos.
Apesar disso, a maioria das pessoas o veem como a área que divulga uma marca ou um produto para que ele seja vendido. De certa forma, é isso mesmo, mas com muitas outras coisas por trás.
Neste artigo, você vai entender um pouco mais do que o marketing é capaz de fazer para empresas, serviços, produtos e outras coisas.
Continue lendo!
O que é marketing?
Ao contrário do que muitos pensam, o marketing não é apenas o ato de vender. Claro que vender é um ponto importante, mas a área também envolve pesquisa de mercado, posicionamento, estratégias, planejamento e muito mais.
Segundo a American Marketing Association :
“Marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”
Ou seja, o marketing gera estratégias com o único e exclusivo objetivo de criar valor para uma marca ou produto diante da percepção e da visão dos consumidores.
E acredite se quiser, mas a ciência do marketing começou a ser estudada nos anos 40 e se fortaleceu logo depois da Segunda Guerra Mundial. Mas é somente com a consolidação da economia de mercado e da Revolução Industrial que o marketing se firma e é reconhecido.
Em 1967, Philip Kotler sendo uma das maiores referências da área atualmente, lança o famoso livro “administração de marketing” e ressalta que esta área é vital para as empresas.
Como um departamento nas empresas, o objetivo do time de marketing é gerar expectativas, fazer os olhos dos consumidores brilharem ao ler sobre o seu produto e conquistar o interesse a ponto de fazer aquele consumidor, comprar o produto ou serviço oferecido.
Seja criando landing pages, e-mail marketing, newsletters, sites e etc, também existe toda uma estratégia de: o que fazer, como fazer, por que fazer e para o que fazer.
Por isso, quando você é parado por alguém na rua perguntando se, por acaso, você teria um tempinho para responder algumas perguntas... pode ser que uma empresa esteja querendo entender melhor o seu mercado ou até mesmo, buscando um novo tipo de consumidor para um novo produto.
Isso é conhecido como pesquisa de marketing . Um processo que acontece muito antes de rodar um novo produto no mercado.
É essa pesquisa que gera, refina e define o público-alvo, faixa etária, bairro com mais potenciais clientes, que tipo de produto ou serviço ela consome ou consumiria, onde se descobre a faixa de preço do produto novo, entre muitas outras variáveis que entram na concepção da ideia do novo produto/serviço.
O trabalho do marketing abrange inúmeras funções que muitas pessoas nem imaginam!
Composto de marketing, conhecido como “os 4 Ps do marketing”
Ah, esse é um dos queridinhos do profissional de marketing!
O composto de marketing também conhecido como os 4 Ps ou mix de marketing , é uma metodologia básica de toda estratégia de marketing. É a partir dessa metodologia que as ideias saem do papel e são colocadas em prática.
Mas você deve estar se perguntando de onde vem esses 4 Ps.
Vou te explicar. Eles são estratégias baseadas em: produto, preço, praça e promoção. Agora deu para entender um pouco, né?

Porém vou falar um pouquinho sobre cada um:
Produto
Este é o primeiro “p” do mix de marketing e se refere ao produto ou serviço que é oferecido.
Quando falamos de produto e/ou serviço, nos referimos a tudo aquilo que é tangível ou intangível pelo consumidor. É tudo o que o cliente ou potencial cliente pode ver, tocar, experimentar e até vivenciar em certos momentos – como ativações em eventos, por exemplo.
Por isso, quando sua empresa for planejar um produto (ou serviço), ela deve definir pontos como: o que é o produto, design do produto/serviço, funcionalidades, personalizações (se possível), funções a serem desempenhadas, qualidade do que será oferecido, branding e outras coisas.
Preço
Aqui não se trata apenas do valor monetário, mas também da percepção do consumidor.
Lembra quando eu falei ali em cima, sobre a pesquisa de mercado? É por isso que, na pesquisa de mercado, o profissional de marketing precisará entender quanto o público estaria disposto a pagar por X produto.
Mesmo que você queira criar um produto que seja o mais barato entre os concorrentes, no futuro isso pode te prejudicar financeiramente e acabar perdendo seu produto.
Não estou dizendo que você não deve ter um produto ou serviço barato, mas que você precisa entender o seu mercado e ter um bom diferencial ou a percepção do consumidor, quanto à qualidade do que está sendo oferecido, possa ser negativa.
Isso influencia sim na tomada de decisão do público e, consequentemente, na decisão de compra dele.
Portanto, avalie bem o seu mercado baseado no quanto poderá lucrar, pesquise sobre os preços do seu concorrente e tenha uma lista da mão de obra + custos de materiais para a criação do produto ou serviço.
Tudo isso influencia no preço do que você oferece e não apenas “vender um produto mais barato que a concorrência”. Pense também nas políticas de descontos e parcelamentos, pois elas também afetam na percepção do consumidor.
Praça
Onde você irá distribuir o seu produto ou serviço?
É a isso que se refere o terceiro P.
Seu ponto de venda precisa ser bem localizado, construído e ser a vitrine de tudo o que você quer apresentar para o público-alvo. Por isso que durante uma pesquisa de mercado, você irá responder alguma pergunta relacionada a local onde mora ou trabalha, por exemplo.
Além disso, tem coisas importantíssimas que você precisa definir junto com a localidade da sua loja física ou online.
Você terá que pensar nos seus centros e canais de distribuição e armazenamento, na logística, se o seu ponto de venda está bem localizado e qual vai ser o caminho do seu produto até o consumidor final, etc.
Não basta pensar apenas no bom atendimento, a facilidade de acesso ao seu ponto de venda (online e offline) e boa apresentação desse local, te garante maiores chances de lucro.
Promoção
Essa é uma das partes interessantes do nosso composto de marketing. Fazer com que seja notado pelo seu público é algo bem complicado se você não souber como fazer a comunicação certa!
O quarto e último P, vai tratar da sua imagem, comunicação e disseminação do produto ou serviço. É o reconhecimento da sua marca.
Aqui envolve: marketing digital, publicidade, relações públicas, merchandising e assessoria de imprensa.
Sendo assim, a promoção do mix de marketing não tem nada a ver com ofertas de compras, mas de como a sua marca, produto e/ou serviço será divulgado nos diversos canais como: redes sociais, revistas, televisão (aberta ou fechada), rádio, totens digitais entre outros.
Algumas pessoas perguntam o que relações públicas e assessoria de imprensa têm a ver com a divulgação. Lembre-se que ter profissionais dessas áreas pode te ajudar demais, principalmente, quando algo muito ruim acontecer e precisar se justificar publicamente – afinal, nem sempre tudo dá certo.

Tipos de marketing
Existem vários tipos de marketing e cada um vai usado de acordo com as estratégias, objetivos e necessidades do seu negócio.
Vou te falar de alguns tipos de marketing!
Marketing Digital
Aí está um dos assuntos mais comentados na internet: marketing digital.
Você encontra numa pesquisa pela internet, em publicidade das redes sociais, vários cursos a respeito disso hoje em dia. Mas afinal, o que é esse tal de marketing digital?
Marketing digital é nada mais, nada menos que estratégia de marketing para os canais digitais. É aquilo com que os influencers trabalham e a gente tanto acompanha pelo Instagram, TikTok, Facebook etc.
Basicamente, esse tipo de marketing está relacionado a tudo o que você faz para sua marca ser notada, reparada, vista pelo seu público, mas de maneira online.
Qual é o seu posicionamento de marca? O marketing digital te ajuda com isso.
Um blog, site, rede social, e-mails, banners ou ferramentas de buscas, são apenas os canais utilizados para realizar a influência de imagem da sua marca.
Então, de forma ainda mais resumida: marketing digital é uma estratégia de marketing que visa promover a sua marca, produto e/ou serviço pela internet. Através de canais digitais, a análise de resultados pode ser feita em tempo real – como vemos em total de likes nas redes sociais, por exemplo.
Inbound marketing
Aqui estamos falando de educar o consumidor.
Mas como assim?
Quando falamos de educar o consumidor, é mostrar para o mercado que existe uma necessidade , ensiná-lo sobre ela (mostrar qual é) e criar autoridade em cima do assunto.
Nesse caso, a empresa não vai atrás de pessoas para conhecerem o seu produto, mas ele cria algo para atrair a atenção dessas pessoas e elas se tornarem leads. Depois disso, elas se tornam clientes.
Por isso, a criação de conteúdo é muito importante no momento de conseguir novos clientes. Se você tem um novo produto, por exemplo, como você quer vende-lo sem mostrar ao mercado que ele necessita do seu produto? Trabalhe conteúdos de educação como landing pages ou ebooks que fale sobre o assunto em questão.
Com o inbound marketing você atrai potenciais clientes, converte eles com materiais ricos, torna-os interessados em comprar seu produto/serviço e os mantém encantados através da experiência criando assim, uma fidelização.
Outbound Marketing
Já no outbound marketing, você vai usar a tradicional maneira de trazer clientes para a sua marca. É o contrário da estratégia anterior.
Aqui você vai ser ativo e incisivo na hora de falar com potenciais clientes, usando de propagandas, telemarketing e anúncios de remarketing, por exemplo.
É nesse tipo de marketing que você busca a prospecção de contatos antigos, ligando para eles e tentando entender a situação atual, abordando sobre quais produtos eles estão utilizando, fala do seu produto e tenta fazê-lo mudar de ideia para adquirir algo de sua marca.
Mas vale lembrar que para essa estratégia, seu time comercial precisa ter os potenciais clientes muito bem segmentados e personalizar a mensagem que devem passar para estes contatos.
Sempre procure uma forma de não incomodar as pessoas caso elas demonstrem não ter total interesse no seu produto ou serviço. Evite perder esse contato para sempre.
Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma das estratégias mais interessantes e utilizadas pelos profissionais da área.
Esse tipo de marketing é que constrói seu relacionamento com os potenciais clientes e até que já é seu cliente mais fiel e longínquo. Além disso, se você quer mesmo construir autoridade para sua marca, ele vai ser seu melhor aliado!
Aqui você precisa criar conteúdos constantes como artigos para o blog da empresa, por exemplo.
Nesse caso, você precisa abordar seu potencial cliente demonstrando que entende bem do assunto, se conectando com a necessidade dele de uma forma mais relevante e próxima da realidade, demonstrando que se importa com ele de verdade.
Com o marketing de conteúdo você consegue a lealdade dos seus leads, tornando-os fiéis àquilo que oferece para o mercado, trazendo-o cada vez mais perto de você!
Marketing direto e indireto
Marketing direto é o uso ativo de contato com os potenciais clientes através de e-mail marketing, mala direta, telemarketing e até WhatsApp como tem sido atualmente.
Para isso, você deve ter uma base de cadastro sólida onde consta todas as informações necessárias sobre aquelas pessoas que precisa alcançar. Quanto mais informações tiver sobre o contato, melhor será a conexão entre vocês.
Já o marketing indireto é oposto do anterior.
Sabe quando você está assistindo um filme, série ou novela, e os atores consomem um produto de X marca? Essa é uma forma indireta de anunciar a sua marca sem ser óbvio demais.
Como as pessoas estão “distraídas” com o assunto do episódio de uma série, por exemplo, elas nem vão se preocupar com comerciais. Dessa forma também, as pessoas conseguem guardar a sua marca na memória de maneira mais natural , orgânica, as vezes sem nem perceber.
É algo intencional para sua empresa, mas que se torna uma ação não intencional perante os consumidores, entende?
Ele não atrapalha a experiência.
Endomarketing
Essa é uma estratégia de marketing que interessa ao seu público interno. Ou seja, seus colaboradores.
Mas, de forma indireta, também atinge seus clientes externos.
Para o endomarketing, o foco é o engajamento de colaboradores e gerar valor para cada um deles, tornando sua empresa um local agradável e motivador. Aqui, seus colaboradores são os maiores embaixadores da marca.
Quando falo que o endomarketing atinge seus clientes externos, é porque seus colaboradores vão mostrar, de forma indireta, como é a cultura organizacional da empresa, mostrando assim seus valores e propósito para aqueles que têm um relacionamento próximo à sua marca.
Aqui na Simbiox, por exemplo, temos os quadros de tempo de casa que o pessoal gosta bastante e anseia receber. Além disso, em nossos eventos anuais, entregamos um troféu para as pessoas que mais se destacaram durante o ano fiscal.
Você pode conferir um pouco disso no vídeo abaixo :
Ah, e tenho uma dica para você!
Se seu interesse for livros que possam te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto,
leia este artigo
que indica 10 livros de endomarketing.
Não deixe de se aprofundar sobre assuntos de marketing
Essa é uma área importantíssima para a sua empresa como vim falando ao longo deste artigo. Pois é através do marketing que você consegue chamar a atenção da sua marca para um mundo inteiro!
Leia livros, artigos, assista vídeos e fique por dentro do assunto. Melhore o engajamento de pessoas internas e externas para a sua marca, transforme-se em autoridade sobre o assunto da sua empresa no mercado.
Iremos postar mais artigos sobre marketing e espero que você continue aqui conosco, lendo sobre todos os assuntos que escrevemos.
Se tiver alguma indicação, deixe nos comentários ou entre em contato conosco.
Estamos aqui para te ajudar!




