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Entender marketing nos últimos anos tem sido uma das coisas mais importantes, seja para novos negócios ou até mesmo na área da influência digital, mercado que vem crescendo cada vez mais.

 


 

O marketing tem movido o mundo já que, através dele, os negócios crescem, inovam e geram mais empregos.

 


 

Apesar disso, a maioria das pessoas o veem como a área que divulga uma marca ou um produto para que ele seja vendido. De certa forma, é isso mesmo, mas com muitas outras coisas por trás.

 


 

Neste artigo, você vai entender um pouco mais do que o marketing é capaz de fazer para empresas, serviços, produtos e outras coisas.

 


 

Continue lendo!  

 

O que é marketing?


 

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing não é apenas o ato de vender. Claro que vender é um ponto importante, mas a área também envolve pesquisa de mercado, posicionamento, estratégias, planejamento e muito mais.

 


 

 Segundo a American Marketing Association :

 


 

“Marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”

 


 

Ou seja, o marketing gera estratégias com o único e exclusivo objetivo de criar valor para uma marca ou produto diante da percepção e da visão dos consumidores.

 


 

E acredite se quiser, mas a ciência do marketing começou a ser estudada nos anos 40 e se fortaleceu logo depois da Segunda Guerra Mundial. Mas é somente com a consolidação da economia de mercado e da Revolução Industrial que o marketing se firma e é reconhecido.

 


 

Em 1967, Philip Kotler sendo uma das maiores referências da área atualmente, lança o famoso livro “administração de marketing” e ressalta que esta área é vital para as empresas.

 


 

Como um departamento nas empresas, o objetivo do time de marketing é gerar expectativas, fazer os olhos dos consumidores brilharem ao ler sobre o seu produto e conquistar o interesse a ponto de fazer aquele consumidor, comprar o produto ou serviço oferecido.

 


 

Seja criando landing pages, e-mail marketing, newsletters, sites e etc, também existe toda uma estratégia de: o que fazer, como fazer, por que fazer e para o que fazer.

 


 

Por isso, quando você é parado por alguém na rua perguntando se, por acaso, você teria um tempinho para responder algumas perguntas... pode ser que uma empresa esteja querendo entender melhor o seu mercado ou até mesmo, buscando um novo tipo de consumidor para um novo produto.

 


 

 Isso é conhecido como pesquisa de marketing . Um processo que acontece muito antes de rodar um novo produto no mercado.

 


 

É essa pesquisa que gera, refina e define o público-alvo, faixa etária, bairro com mais potenciais clientes, que tipo de produto ou serviço ela consome ou consumiria, onde se descobre a faixa de preço do produto novo, entre muitas outras variáveis que entram na concepção da ideia do novo produto/serviço.

 


 

O trabalho do marketing abrange inúmeras funções que muitas pessoas nem imaginam!

 


 

Composto de marketing, conhecido como “os 4 Ps do marketing”

 


 

Ah, esse é um dos queridinhos do profissional de marketing!

 


 

 O composto de marketing também conhecido como os 4 Ps ou mix de marketing , é uma metodologia básica de toda estratégia de marketing. É a partir dessa metodologia que as ideias saem do papel e são colocadas em prática.

 


 

Mas você deve estar se perguntando de onde vem esses 4 Ps.

 


 

Vou te explicar. Eles são estratégias baseadas em: produto, preço, praça e promoção. Agora deu para entender um pouco, né?

 

 

Porém vou falar um pouquinho sobre cada um:

 


 

Produto

 

Este é o primeiro “p” do mix de marketing e se refere ao produto ou serviço que é oferecido.

 


 

Quando falamos de produto e/ou serviço, nos referimos a tudo aquilo que é tangível ou intangível pelo consumidor. É tudo o que o cliente ou potencial cliente pode ver, tocar, experimentar e até vivenciar em certos momentos – como ativações em eventos, por exemplo.

 


 

Por isso, quando sua empresa for planejar um produto (ou serviço), ela deve definir pontos como: o que é o produto, design do produto/serviço, funcionalidades, personalizações (se possível), funções a serem desempenhadas, qualidade do que será oferecido, branding e outras coisas.

 

Preço

 

Aqui não se trata apenas do valor monetário, mas também da percepção do consumidor.

 


 

Lembra quando eu falei ali em cima, sobre a pesquisa de mercado? É por isso que, na pesquisa de mercado, o profissional de marketing precisará entender quanto o público estaria disposto a pagar por X produto.

 


 

Mesmo que você queira criar um produto que seja o mais barato entre os concorrentes, no futuro isso pode te prejudicar financeiramente e acabar perdendo seu produto.

 


 

Não estou dizendo que você não deve ter um produto ou serviço barato, mas que você precisa entender o seu mercado e ter um bom diferencial ou a percepção do consumidor, quanto à qualidade do que está sendo oferecido, possa ser negativa.

 


 

Isso influencia sim na tomada de decisão do público e, consequentemente, na decisão de compra dele.

 


 

Portanto, avalie bem o seu mercado baseado no quanto poderá lucrar, pesquise sobre os preços do seu concorrente e tenha uma lista da mão de obra + custos de materiais para a criação do produto ou serviço.

 


 

Tudo isso influencia no preço do que você oferece e não apenas “vender um produto mais barato que a concorrência”. Pense também nas políticas de descontos e parcelamentos, pois elas também afetam na percepção do consumidor.

 


 

Praça

 

Onde você irá distribuir o seu produto ou serviço?

 


 

É a isso que se refere o terceiro P.

 


 

Seu ponto de venda precisa ser bem localizado, construído e ser a vitrine de tudo o que você quer apresentar para o público-alvo. Por isso que durante uma pesquisa de mercado, você irá responder alguma pergunta relacionada a local onde mora ou trabalha, por exemplo.

 


 

Além disso, tem coisas importantíssimas que você precisa definir junto com a localidade da sua loja física ou online.

 


 

Você terá que pensar nos seus centros e canais de distribuição e armazenamento, na logística, se o seu ponto de venda está bem localizado e qual vai ser o caminho do seu produto até o consumidor final, etc.

 


 

Não basta pensar apenas no bom atendimento, a facilidade de acesso ao seu ponto de venda (online e offline) e boa apresentação desse local, te garante maiores chances de lucro.

 

Promoção

 

Essa é uma das partes interessantes do nosso composto de marketing. Fazer com que seja notado pelo seu público é algo bem complicado se você não souber como fazer a comunicação certa!

 


 

O quarto e último P, vai tratar da sua imagem, comunicação e disseminação do produto ou serviço. É o reconhecimento da sua marca.

 


 

Aqui envolve: marketing digital, publicidade, relações públicas, merchandising e assessoria de imprensa.

 


 

Sendo assim, a promoção do mix de marketing não tem nada a ver com ofertas de compras, mas de como a sua marca, produto e/ou serviço será divulgado nos diversos canais como: redes sociais, revistas, televisão (aberta ou fechada), rádio, totens digitais entre outros.

 


 

Algumas pessoas perguntam o que relações públicas e assessoria de imprensa têm a ver com a divulgação. Lembre-se que ter profissionais dessas áreas pode te ajudar demais, principalmente, quando algo muito ruim acontecer e precisar se justificar publicamente – afinal, nem sempre tudo dá certo.

 

Tipos de marketing

 


 

Existem vários tipos de marketing e cada um vai usado de acordo com as estratégias, objetivos e necessidades do seu negócio.

 


 

Vou te falar de alguns tipos de marketing!

 

Marketing Digital

 

Aí está um dos assuntos mais comentados na internet: marketing digital.

 


 

Você encontra numa pesquisa pela internet, em publicidade das redes sociais, vários cursos a respeito disso hoje em dia. Mas afinal, o que é esse tal de marketing digital?

 


 

Marketing digital é nada mais, nada menos que estratégia de marketing para os canais digitais. É aquilo com que os influencers trabalham e a gente tanto acompanha pelo Instagram, TikTok, Facebook etc.

 


 

Basicamente, esse tipo de marketing está relacionado a tudo o que você faz para sua marca ser notada, reparada, vista pelo seu público, mas de maneira online.

 


 

Qual é o seu posicionamento de marca? O marketing digital te ajuda com isso.

 


 

Um blog, site, rede social, e-mails, banners ou ferramentas de buscas, são apenas os canais utilizados para realizar a influência de imagem da sua marca.

 


 

Então, de forma ainda mais resumida: marketing digital é uma estratégia de marketing que visa promover a sua marca, produto e/ou serviço pela internet. Através de canais digitais, a análise de resultados pode ser feita em tempo real – como vemos em total de likes nas redes sociais, por exemplo.

 

Inbound marketing

 

Aqui estamos falando de educar o consumidor.

 


 

Mas como assim?

 


 

 Quando falamos de educar o consumidor, é mostrar para o mercado que existe uma necessidade , ensiná-lo sobre ela (mostrar qual é) e criar autoridade em cima do assunto.

 


 

 Nesse caso, a empresa não vai atrás de pessoas para conhecerem o seu produto, mas ele cria algo para atrair a atenção dessas pessoas e elas se tornarem leads. Depois disso, elas se tornam clientes.

 


 

 Por isso, a criação de conteúdo é muito importante no momento de conseguir novos clientes. Se você tem um novo produto, por exemplo, como você quer vende-lo sem mostrar ao mercado que ele necessita do seu produto? Trabalhe conteúdos de educação como landing pages ou ebooks que fale sobre o assunto em questão.

 


 

Com o inbound marketing você atrai potenciais clientes, converte eles com materiais ricos, torna-os interessados em comprar seu produto/serviço e os mantém encantados através da experiência criando assim, uma fidelização.

 

Outbound Marketing

 

Já no outbound marketing, você vai usar a tradicional maneira de trazer clientes para a sua marca. É o contrário da estratégia anterior.

 


 

Aqui você vai ser ativo e incisivo na hora de falar com potenciais clientes, usando de propagandas, telemarketing e anúncios de remarketing, por exemplo.

 


 

É nesse tipo de marketing que você busca a prospecção de contatos antigos, ligando para eles e tentando entender a situação atual, abordando sobre quais produtos eles estão utilizando, fala do seu produto e tenta fazê-lo mudar de ideia para adquirir algo de sua marca.

 


 

Mas vale lembrar que para essa estratégia, seu time comercial precisa ter os potenciais clientes muito bem segmentados e personalizar a mensagem que devem passar para estes contatos.

 


 

Sempre procure uma forma de não incomodar as pessoas caso elas demonstrem não ter total interesse no seu produto ou serviço. Evite perder esse contato para sempre.

 

Marketing de conteúdo

 

Marketing de conteúdo é uma das estratégias mais interessantes e utilizadas pelos profissionais da área.

 


 

Esse tipo de marketing é que constrói seu relacionamento com os potenciais clientes e até que já é seu cliente mais fiel e longínquo. Além disso, se você quer mesmo construir autoridade para sua marca, ele vai ser seu melhor aliado!

 


 

Aqui você precisa criar conteúdos constantes como artigos para o blog da empresa, por exemplo.

 


 

Nesse caso, você precisa abordar seu potencial cliente demonstrando que entende bem do assunto, se conectando com a necessidade dele de uma forma mais relevante e próxima da realidade, demonstrando que se importa com ele de verdade.

 


 

Com o marketing de conteúdo você consegue a lealdade dos seus leads, tornando-os fiéis àquilo que oferece para o mercado, trazendo-o cada vez mais perto de você!

 

Marketing direto e indireto

 

Marketing direto é o uso ativo de contato com os potenciais clientes através de e-mail marketing, mala direta, telemarketing e até WhatsApp como tem sido atualmente.

 


 

Para isso, você deve ter uma base de cadastro sólida onde consta todas as informações necessárias sobre aquelas pessoas que precisa alcançar. Quanto mais informações tiver sobre o contato, melhor será a conexão entre vocês.

 


 

 Já o marketing indireto é oposto do anterior.

 


 

 Sabe quando você está assistindo um filme, série ou novela, e os atores consomem um produto de X marca? Essa é uma forma indireta de anunciar a sua marca sem ser óbvio demais.

 


 

 Como as pessoas estão “distraídas” com o assunto do episódio de uma série, por exemplo, elas nem vão se preocupar com comerciais. Dessa forma também, as pessoas conseguem guardar a sua marca na memória de maneira mais natural , orgânica, as vezes sem nem perceber.

 


 

É algo intencional para sua empresa, mas que se torna uma ação não intencional perante os consumidores, entende?

 


 

Ele não atrapalha a experiência.

 

Endomarketing

 

Essa é uma estratégia de marketing que interessa ao seu público interno. Ou seja, seus colaboradores.

 


 

Mas, de forma indireta, também atinge seus clientes externos.

 


 

Para o endomarketing, o foco é o engajamento de colaboradores e gerar valor para cada um deles, tornando sua empresa um local agradável e motivador. Aqui, seus colaboradores são os maiores embaixadores da marca.

 


 

Quando falo que o endomarketing atinge seus clientes externos, é porque seus colaboradores vão mostrar, de forma indireta, como é a cultura organizacional da empresa, mostrando assim seus valores e propósito para aqueles que têm um relacionamento próximo à sua marca.

 


 

Aqui na Simbiox, por exemplo, temos os quadros de tempo de casa que o pessoal gosta bastante e anseia receber. Além disso, em nossos eventos anuais, entregamos um troféu para as pessoas que mais se destacaram durante o ano fiscal.

 


 

Você pode conferir um pouco disso no vídeo abaixo :

 

Ah, e tenho uma dica para você!


Se seu interesse for livros que possam te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, leia este artigo que indica 10 livros de endomarketing.

Não deixe de se aprofundar sobre assuntos de marketing

Essa é uma área importantíssima para a sua empresa como vim falando ao longo deste artigo. Pois é através do marketing que você consegue chamar a atenção da sua marca para um mundo inteiro!


Leia livros, artigos, assista vídeos e fique por dentro do assunto. Melhore o engajamento de pessoas internas e externas para a sua marca, transforme-se em autoridade sobre o assunto da sua empresa no mercado.


Iremos postar mais artigos sobre marketing e espero que você continue aqui conosco, lendo sobre todos os assuntos que escrevemos.


Se tiver alguma indicação, deixe nos comentários ou entre em contato conosco.



Estamos aqui para te ajudar!

6 de abril de 2025
Para PMEs, CTOs e gestores de tecnologia, escolher a consultoria de TI parceira ideal é uma decisão crucial. A empresa certa pode acelerar a inovação no seu negócio, enquanto a escolha errada pode significar retrabalho e oportunidades perdidas. Mas o que exatamente distingue uma consultoria de TI de confiança? Quais atributos garantem soluções sob medida em tecnologia alinhadas às necessidades da sua empresa, com qualidade e preço justo? Neste post, vamos destacar 4 coisas essenciais que sua consultoria de TI parceira deve ter para se posicionar entre as melhores do mercado. São características que trazem autoridade e confiança – e que a Simbiox , referência em consultoria de TI tailor made no Brasil, incorpora em todos os seus serviços. 1. Visão estratégica e soluções sob medida Mais do que simples fornecedora de tecnologia, sua parceira de TI deve atuar como uma consultora estratégica, entendendo a fundo o seu negócio. Isso significa ir além do código: é preciso ter visão de produto e de negócio, para propor soluções personalizadas que realmente resolvam os problemas específicos da sua empresa. Em outras palavras, a consultoria deve adaptar a tecnologia ao seu contexto, e não o contrário. Uma consultoria de TI com visão estratégica vai investir tempo em descoberta e planejamento, alinhando os objetivos de tecnologia à estratégia da empresa. O resultado desse cuidado são soluções sob medida – desenvolvidas de acordo com seu segmento, porte e desafios. Por exemplo, a Simbiox adota essa abordagem consultiva em todos os projetos. Em um dos cases, a equipe identificou que uma empresa precisava automatizar a leitura de documentos e, a partir dessa necessidade, desenvolveu um software de extração de dados usando IA e OCR totalmente personalizado. O projeto atendeu exatamente às dores do cliente, eliminando tarefas manuais repetitivas e aumentando a eficiência operacional. Ao possuir uma forte visão estratégica, a consultoria garante que cada iniciativa de TI traga valor real ao negócio. Você pode esperar benefícios como: • Aderência ao negócio: soluções projetadas para o seu contexto, aumentando a chance de sucesso; • Melhor custo-benefício: foco em resolver o que importa, evitando gastos com ferramentas desnecessárias; • Inovação direcionada: uso de tecnologias modernas (IA, automação, etc.) quando elas de fato geram vantagem competitiva. Em suma, procure uma parceira de TI que atue lado a lado com você na definição da solução. Assim, cada projeto será pensado estrategicamente, com soluções sob medida em tecnologia para impulsionar seu crescimento. 2. Excelência em desenvolvimento – a verdadeira fábrica de software De nada adianta boa estratégia se faltarem execução e competência técnica. Por isso, outra qualidade indispensável em uma consultoria de TI parceira é a excelência em desenvolvimento de software. A empresa deve operar como uma fábrica de software eficiente, capaz de transformar ideias em sistemas robustos e escaláveis com agilidade e qualidade. Uma consultoria exemplar conta com times experientes de desenvolvedores, arquitetos e designers, familiarizados com diversas tecnologias (por exemplo, Node.js, PHP, C#, Java, Python, entre outras). Essa pluralidade tecnológica permite escolher a melhor stack para cada projeto, sempre visando desempenho, segurança e escalabilidade. Além disso, práticas modernas como metodologias ágeis, DevOps e testes automatizados devem fazer parte do dia a dia – garantindo entregas constantes, rápidas correções e alta qualidade final. A Simbiox se destaca nesse quesito pela sua trajetória em projetos complexos e customizados. A empresa já criou e implementou grandes portais jurídicos sob medida, plataformas web que atendem a milhares de usuários simultaneamente e exigem integrações sofisticadas. Graças a um processo de desenvolvimento maduro, esses portais operam com desempenho confiável e recebem melhorias contínuas conforme novas demandas legais e de negócio surgem. Outro exemplo de excelência técnica da Simbiox foi a integração de inteligência artificial e OCR naquele projeto de extração de dados mencionado, mostrando capacidade de incorporar inovação de ponta quando beneficia o cliente. Contar com uma verdadeira fábrica de software como parceira significa ter a segurança de que seu projeto será bem construído do início ao fim. Você terá ao seu dispor uma equipe capaz de desenhar, desenvolver, testar e implantar a solução ideal, seguindo as melhores práticas do mercado. Isso se traduz em sistemas estáveis, fáceis de evoluir e que realmente cumprem o que prometem, permitindo que sua empresa colha os frutos da tecnologia sem surpresas desagradáveis. 3. Equipe especializada e flexibilidade na alocação de profissionais Outra característica essencial de uma consultoria de TI parceira de alto nível é ter uma equipe multidisciplinar altamente qualificada – e a flexibilidade para disponibilizar os talentos certos conforme a necessidade do cliente. Em projetos de tecnologia, as demandas podem variar muito: às vezes você precisa de um time completo dedicado (desenvolvedores, UX/UI designers, analistas de dados, etc.), em outros momentos talvez só precise reforçar sua equipe interna com um ou dois especialistas. A consultoria ideal oferece justamente essa alocação de profissionais de TI sob demanda, moldando-se ao seu cenário. Ao avaliar uma parceira, pergunte-se: ela consegue montar uma squad ágil dedicada para o meu projeto? Ou fornecer profissionais específicos rapidamente, com as habilidades que preciso? Ter acesso a uma equipe especializada e flexível garante vários benefícios: • Conhecimento diversificado: uma equipe multidisciplinar traz visões diferentes (tecnologia, negócio, design), enriquecendo as soluções. • Agilidade na escalação: se o projeto crescer ou mudar de rumo, a consultoria pode adicionar ou realocar profissionais rapidamente, evitando atrasos. • Integração fácil com seu time: especialistas alocados atuam como extensão da sua equipe, seguindo seus processos e cultura, mas agregando know-how externo. A Simbiox entende bem essa necessidade de flexibilidade. A empresa já realizou alocação de profissionais em uma indústria têxtil e em empresas do ramo de logística, fornecendo especialistas que se integraram aos times desses clientes para atender projetos específicos. Nesses casos, a Simbiox selecionou profissionais com as competências adequadas (como desenvolvedores familiarizados com sistemas de manufatura no caso têxtil, ou com otimização de rotas no caso logístico) e garantiu que eles estivessem alinhados aos objetivos do cliente. Essa capacidade de montar times sob medida permite que PMEs e outras organizações tenham acesso a talentos de TI de alto nível sem precisar passar pelos longos processos de recrutamento e contratação por conta própria. Portanto, priorize consultorias que demonstrem ter times qualificados e modelos de alocação flexíveis. Isso indicará um parceiro capaz de acompanhar o ritmo do seu negócio, seja qual for o desafio tecnológico, com pessoas competentes na hora certa e no lugar certo. 4. Suporte técnico confiável e parceria de longo prazo Por fim, mas não menos importante, sua consultoria de TI parceira deve oferecer um suporte técnico em TI sólido e se comprometer com uma parceria de longo prazo. Implementar uma solução é apenas o começo da jornada – sistemas exigem manutenção, atualizações e melhorias contínuas à medida que a empresa cresce e surgem novas necessidades ou desafios (como atualizações de segurança, adaptações legais, etc.). Assim, é fundamental que o parceiro de TI esteja presente também após a entrega, garantindo que tudo continue funcionando e evoluindo. Um bom serviço de suporte técnico em TI inclui: • Monitoramento proativo: acompanhamento constante para identificar e resolver preventivamente qualquer instabilidade ou problema de performance. • Atendimento ágil a incidentes: rapidez na resposta a falhas ou dúvidas, minimizando o tempo de inatividade e o impacto no seu negócio. • Atualizações e melhorias contínuas: aplicação regular de patches de segurança, upgrades de versão e inclusão de novas funcionalidades conforme necessário. • Evolução alinhada ao negócio: disposição para adaptar e escalar a solução conforme sua empresa se desenvolve, atuando como uma parceira presente em cada fase. Esse compromisso contínuo constrói confiança. Você sabe que pode contar com a consultoria tanto nos momentos críticos quanto no planejamento de futuras expansões. A Simbiox valoriza muito esse aspecto: vários de seus clientes mantêm parceria de anos, graças ao suporte próximo e eficiente que a empresa fornece. Lembrando o case dos portais jurídicos – após criar a solução sob medida, a Simbiox assumiu a sustentação técnica desses portais, cuidando para que estivessem sempre no ar, seguros e atualizados frente às mudanças do cenário jurídico e tecnológico. Essa longevidade no relacionamento mostra o compromisso da consultoria em realmente vestir a camisa do cliente e atuar como um braço de tecnologia do negócio ao longo do tempo. Ao escolher sua parceira de TI, pense além do projeto imediato. Busque uma empresa que esteja interessada no sucesso a longo prazo da sua organização. Um suporte técnico confiável e um relacionamento contínuo significam tranquilidade para você focar no core business, sabendo que a tecnologia está em boas mãos. Conclusão: o parceiro certo para impulsionar seu negócio As quatro qualidades acima – visão estratégica, excelência em desenvolvimento, equipe flexível e suporte comprometido – são os pilares de uma consultoria de TI parceira de alto nível. Encontrar todos esses atributos em um só lugar pode parecer desafiador, mas é exatamente isso que diferencia as melhores consultorias de TI no mercado. A Simbiox orgulha-se em reunir todas essas características, posicionando-se como uma das melhores consultorias de TI tailor made do país. Com quase duas décadas de experiência, a Simbiox entrega projetos sob medida que aliam inovação e pragmatismo, sempre focando no que faz diferença para o cliente e praticando um preço justo. Se a sua empresa busca um parceiro de tecnologia de confiança – que entenda seu negócio, desenvolva com excelência, disponibilize os talentos certos e esteja presente em todos os momentos –, a Simbiox pode ser o que você procura. Entre em contato com o nosso time ou visite o site da Simbiox para conhecer mais sobre como podemos acelerar o seu negócio com soluções sob medida em tecnologia. Estamos prontos para construir, junto com você, o futuro digital da sua empresa.
Por Jonas Buriti 7 de fevereiro de 2025
Migrar o file server para a nuvem é uma estratégia inteligente para modernizar a infraestrutura de TI, reduzir custos e aumentar a segurança dos dados. Neste artigo, exploramos os benefícios dessa migração, apresentamos opções como SharePoint e Azure Files e mostramos como a Simbiox pode apoiar sua empresa nessa transformação digital. Benefícios da Migração para a Nuvem Segurança e Confiabilidade: Com backups automáticos e controles avançados, a nuvem protege seus dados contra perdas e ataques. Escalabilidade: A nuvem permite ajustar recursos conforme a demanda, garantindo desempenho ideal sem altos investimentos em hardware. Acesso Remoto e Colaboração: Equipes podem acessar arquivos de qualquer lugar, facilitando o trabalho remoto e a colaboração em tempo real. Redução de Custos: Menor dependência de infraestrutura física e manutenção de servidores tradicionais gera economia e maior previsibilidade de gastos. Opções de Migração: SharePoint e Azure Files SharePoint O SharePoint é uma ferramenta robusta para gerenciamento de documentos e colaboração. Integrado ao Office 365, ele permite criar fluxos de trabalho customizados e melhorar a organização dos arquivos. Ideal para empresas que buscam uma solução completa de gestão de conteúdos e colaboração. Azure Files Para quem precisa de compatibilidade com protocolos SMB e uma solução que integre aplicações legadas, o Azure Files se apresenta como uma alternativa prática e segura. Ele oferece alta disponibilidade e flexibilidade para empresas que desejam uma migração sem complicações. Como Realizar a Migração do File Server para a Nuvem Planejamento : Analise o ambiente atual, identifique dados críticos e defina os objetivos da migração. Escolha da Plataforma: Avalie as necessidades da sua empresa e compare as soluções disponíveis, como SharePoint e Azure Files, considerando escalabilidade, segurança e compatibilidade. Execução : Realize a migração de forma gradual ou completa, garantindo a integridade dos dados, configurando backups e validando os acessos. Pós-Migração : Capacite a equipe, monitore o desempenho e mantenha a manutenção contínua para otimizar os processos. Por Que Contar com a Simbiox? A Simbiox possui expertise comprovada em projetos de migração para a nuvem e transformação digital. Nossa equipe, em parceria com gigantes como Google e Microsoft, está preparada para: Planejar e executar a migração com segurança e eficiência. Oferecer suporte contínuo e soluções personalizadas. Integrar a migração com estratégias de inteligência de dados, transformando informações em insights para decisões assertivas. Inteligência de Dados: O Próximo Passo Após migrar seu file server para a nuvem, a gestão dos dados se torna estratégica. Com soluções de inteligência de dados, a Simbiox ajuda a transformar dados em insights valiosos, potencializando a inovação e o crescimento do seu negócio. Conclusão Migrar o file server para a nuvem é um passo fundamental para empresas que buscam agilidade, segurança e inovação. Seja utilizando SharePoint, Azure Files ou outras alternativas, contar com parceiros experientes como a Simbiox facilita todo o processo e garante uma transição suave rumo à transformação digital. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar sua empresa a alcançar novos patamares com tecnologia de ponta e inteligência de dados.
Por Jonas Buriti 6 de fevereiro de 2025
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Por Jonas Buriti 6 de fevereiro de 2025
Em um mundo onde a competitividade está em alta, a correta gestão dos dados pode ser o diferencial para o sucesso. Mas, afinal, o que é Business Intelligence (BI)? O Que é Business Intelligence? BI é um conjunto de processos, tecnologias e metodologias que transforma dados brutos em informações relevantes. Essa transformação permite identificar tendências, antecipar riscos e revelar oportunidades que, de outra forma, passariam despercebidas. Estudos apontam que até 65% das oportunidades de vendas podem ser perdidas por conta de dados mal organizados e que uma análise eficaz pode evitar até 40% dos erros operacionais. O Papel do Data Squad Para colocar o BI em prática, muitas empresas contam com um Data Squad – uma equipe multidisciplinar formada por especialistas em dados, analistas e profissionais de tecnologia. Essa equipe trabalha de forma integrada, promovendo a cultura data-driven e transformando a análise dos dados em insights acionáveis. O Data Squad é responsável por: Consolidação dos Dados: Unificar informações de diversas fontes, criando uma base sólida para análises estratégicas. Automação e Monitoramento: Implementar processos que garantam a geração automática de relatórios e o monitoramento em tempo real dos indicadores. Governança e Segurança: Estabelecer regras e processos que assegurem a integridade e a confidencialidade dos dados, reduzindo vulnerabilidades. Desafios e Soluções Muitas empresas enfrentam desafios como a fragmentação dos dados e a ineficiência nos processos operacionais. Sem uma visão completa, identificar gargalos e oportunidades torna-se uma tarefa difícil. É aí que a consultoria em Dados e BI da Simbiox faz a diferença: Integração Completa: Criamos Data Lakes que centralizam informações de diversas fontes, facilitando a análise integrada do negócio. Automação Inteligente: Automatizamos processos e relatórios, garantindo rapidez e precisão na identificação de riscos. Time Especializado: Nosso Data Squad atua de forma colaborativa, integrando insights que impulsionam a eficiência operacional e a tomada de decisão. Na Simbiox, entendemos que investir em Business Intelligence é mais do que adotar uma tecnologia – é transformar a forma como sua empresa enxerga e utiliza os dados. Se sua organização enfrenta desafios na gestão de informações, nossa consultoria pode ser o diferencial que você precisa para transformar dados em decisões estratégicas. Descubra como nossos serviços de Consultoria em Dados e BI podem impulsionar o seu negócio.
Um astronauta está trabalhando em um computador no espaço.
Por Jonas Buriti 2 de dezembro de 2024
A transformação digital deixou de ser um diferencial e tornou-se essencial para empresas que desejam permanecer competitivas. Contudo, a implementação vai além da tecnologia. É necessário um planejamento estratégico e execução precisa para maximizar os resultados. O Que É Transformação Digital? É o uso de tecnologia para melhorar processos, produtos e experiências. Mas o real impacto está na integração dessa tecnologia com a estratégia de negócios, mudando a maneira como a empresa opera e entrega valor ao cliente. Etapas da Transformação Digital Diagnóstico Mapeie os processos atuais e identifique gargalos. Analise como a tecnologia pode criar novas oportunidades. Planejamento Estratégico Desenvolva um roadmap claro com objetivos específicos. Priorize projetos que tragam impacto imediato. Execução Tecnológica Adote soluções como automação de processos, plataformas de colaboração e integração de sistemas. Trabalhe com equipes dedicadas, como squads, para acelerar entregas. Adaptação Cultural Envolva sua equipe, promovendo treinamentos e uma mentalidade orientada à inovação. Otimização Contínua Monitore métricas e ajuste processos para maximizar o retorno sobre o investimento (ROI). Por Que Escolher a Simbiox? Com expertise em consultoria, desenvolvimento e sustentação, ajudamos empresas a transformar ideias em resultados concretos. Nosso diferencial está em combinar visão estratégica com tecnologia de ponta. Não adie sua transformação digital. Comece agora com a Simbiox e veja sua empresa atingir novos patamares.
Um laptop está aberto em uma tela com gráficos.
Por Jonas Buriti 2 de dezembro de 2024
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Um grupo de homens está sentado em mesas em um escritório trabalhando em computadores.
Por Jonas Buriti 2 de dezembro de 2024
No universo corporativo, a agilidade e a capacidade de adaptação são fatores cruciais para o sucesso. Em um mercado competitivo e em constante evolução, empresas que não conseguem acompanhar o ritmo enfrentam dificuldades para crescer ou até mesmo sobreviver. É nesse cenário que surge o conceito de squads, uma estrutura de trabalho que vem revolucionando a forma como projetos são desenvolvidos e entregues. O que são Squads? Squads são equipes multidisciplinares formadas por profissionais com diferentes habilidades, organizadas para trabalhar de forma ágil e autônoma em um objetivo ou projeto específico. Inspiradas no modelo de trabalho das empresas de tecnologia mais inovadoras do mundo, como Spotify e Google, os squads são a resposta para desafios complexos que demandam soluções rápidas e eficientes. Ao contrário dos modelos tradicionais, onde cada departamento realiza tarefas em sequência, os squads trabalham em paralelo, colaborando ativamente e entregando resultados de forma iterativa. Essa abordagem elimina gargalos e acelera os ciclos de entrega, promovendo maior inovação e agilidade. Por que adotar Squads na sua empresa? A implementação de squads oferece uma série de vantagens, mas talvez a maior delas seja o impacto direto nos resultados de negócio. Veja como: Agilidade na Resolução de Problemas: Squads operam com autonomia, permitindo que decisões sejam tomadas rapidamente e os desafios sejam superados sem burocracias. Foco no Cliente: Com equipes dedicadas a objetivos específicos, como desenvolvimento de produtos ou melhorias em sistemas, os squads mantêm o cliente no centro de todas as entregas. Escalabilidade: As equipes podem ser ajustadas de acordo com as demandas do projeto, aumentando ou diminuindo conforme necessário. Inovação Contínua: A diversidade de habilidades dentro do squad fomenta a criatividade e a experimentação, resultando em soluções mais inteligentes e eficazes. Modelos de squads: Qual é o Ideal para Sua Empresa? Squads Sob Banco de Horas Esse modelo é ideal para empresas que têm demandas pontuais ou precisam de suporte técnico para resolver problemas específicos. Com o banco de horas, você pode usar o tempo da equipe de forma flexível, garantindo que o investimento seja aplicado apenas onde e quando for necessário. Vantagens : Custo controlado, flexibilidade para diferentes demandas, suporte ágil. Para quem é indicado : Empresas que precisam resolver questões pontuais sem comprometer o orçamento com contratações fixas. Squads full-time Para projetos de maior complexidade e longa duração, a alocação full-time de squads é a melhor escolha. Nesse modelo, o time atua exclusivamente no seu projeto, garantindo dedicação máxima e resultados mais rápidos. Vantagens : Foco total no projeto, entregas consistentes, integração com a cultura da empresa. Para quem é indicado : Negócios com projetos robustos ou que precisam de um "braço extra" na equipe de forma contínua. Contratação Interna x Squads Externos Embora a contratação interna seja a escolha óbvia para muitas empresas, ela pode se tornar uma armadilha cara e demorada. Por outro lado, os squads externos oferecem uma alternativa mais ágil, econômica e escalável. Por que contratar squads da Simbiox? Na Simbiox, sabemos que cada empresa é única e precisa de soluções sob medida. Oferecemos squads altamente qualificados que podem atuar como uma extensão da sua equipe, seja em formato de banco de horas ou com dedicação full-time. Por que nossos squads são diferentes? Expertise Técnica: Profissionais capacitados nas tecnologias mais recentes, como SharePoint, Power Platform, e muito mais. Agilidade e Comprometimento: Entregas rápidas sem abrir mão da qualidade. Flexibilidade: Adaptamos nossos modelos para atender exatamente às suas necessidades. O Momento de agir é Agora A transformação digital não espera. Se sua empresa está lidando com prazos apertados, desafios tecnológicos ou precisa escalar rapidamente, os squads podem ser a resposta que você procura. Não deixe sua equipe sobrecarregada ou seu projeto estagnado. Entre em contato com a Simbiox e descubra como nossos squads podem se tornar o seu maior diferencial competitivo.
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