Já ouviu falar em Dia da Cultura ou Culture Day ? Este é o termo utilizado para um evento bem específico e especial dentro das empresas, organizado geralmente pela área de RH ou Endomarketing, cujo objetivo é reforçar a missão, visão, valores e como o nome já diz: a cultura de uma empresa.
Neste evento, são feitas palestras, atividades de team building , apresentações realizadas por alguns colaboradores, palavra do CEO, pausa para um coffee break e muito networking.
Antes de falar do evento em si, é preciso entender o que é cultura e por que ela é tão importante no cenário corporativo.
Cultura é a maneira como as coisas costumam acontecer, é o hábito de uma sociedade, grupo ou pessoa. Pode ser definido também como todo conhecimento ou costume adquirido ao longo de um período.
Dentro de uma empresa não é diferente, mas há suas ramificações e particularidades. Podemos dizer que existem diversos tipos de cultura dentro de uma organização, sobretudo há algumas que são conhecidas e fáceis de serem percebidas.
Veja alguns exemplos:
Entre outros modelos de cultura organizacional. Entretanto com a cultura e MVV (Missão, Visão e Valores) muito bem definidos, os próximos passos que dizem respeito a organização do evento em si , ficarão mais fáceis e estratégicos.
O Dia da Cultura serve para reforçar a missão, visão, valores e principalmente para reforçar o clima organizacional. É um dia que serve para alicerçar a cultura e mostrar como as relações e processos devem acontecer, desta forma toda empresa andará pelo mesmo caminho e atingirão o mesmo objetivo.
Independente da sua cultura, o culture day pode ser feito em formato de evento presencial ou híbrido e seguir algumas indicações.
Veja a seguir:
A magia de encantar aos olhos.
Aposte fazer o culture day em um local que possa ser visualmente agradável e que gera conforto e descontração. Deixar os profissionais à vontade irá contribuir a uma experiência ainda mais positiva e marcante em suas memórias.
Claro, utilize a identidade visual de sua empresa como proposto pelo culture day (missão, visão e valores), persona, mascote se houver etc.
Se for modelo híbrido, opte por fundos decorativos de teams ou meet, peça para o designer da empresa fazer um background para este dia em específico. Será um marco.
Cultura vem “de cima”. É desenhada pelo CEO e sócios, bem como a filosofia empresarial e serve para guiar todos os processos e perfis de profissionais para uma organização.
A palavra do CEO reforça esse direcionamento de como as coisas deverão funcionar e como já funcionou. É o momento em que o CEO inspira a todos trazendo curiosidades e fatos históricos do surgimento do produto ou serviço da empresa e da cultura organizacional.
Além de render boas risadas e fortes emoções, ainda gera relacionamento interpessoal entre alta gerência e colaboradores.
Que tal tornar o dia de um colaborador especial e mostrar para a organização o quanto ele é uma peça importante na empresa?
Chame uma líder mulher para contar como foi o caminho até chegar na liderança e os desafios que ela enfrenta diariamente conciliando sua vida profissional com a pessoal.
Ou já imaginou ouvir a história de um analista ou especialista da empresa que entrou como aprendiz ou estagiário?
Esta ação gera um forte senso de acolhimento e pertencimento, o que torna o dia muito especial e fortalecerá a marca através de publicações orgânicas dos profissionais através das redes sociais. Afinal, quem não gosta de ser reconhecido publicamente?
Procure uma voz ativa no mercado que possa ser marcante para o colaborador. Um palestrante motivacional ou um próprio profissional de sua empresa da área de DHO (desenvolvimento humano organizacional) mas que traga uma proposta ‘fora da caixa’.
A ideia é incentivar a galera a fazer 1% a mais todos os dias, seja na proatividade, produtividade ou em sua própria carreira. Claro, peça para que a pauta esteja relacionada a um valor da empresa.
Ex.: Um dos valores é REALIZAR , logo uma sugestão de pauta é: Como tirar projetos do papel e fazê-los acontecer.
Se esta for uma atividade trabalhada em sua cultura, não deixe de fora esta pauta para o culture day. Há muitas empresas que reforçam a diversidade e a inclusão dentro das organizações e, consequentemente, reforçam o employer branding (marca empregadora).
Este é o momento ideal para firmar quaisquer regras de convivência, bons costumes, inclusão e diversidade. Firmando mais ainda a forma como as coisas deverão acontecer e o que não será tolerado na organização (como por exemplo: preconceito, racismo, misoginia etc).
Não esqueça de realizar a pausa para o almoço e a tarde um coffee break. O coffee pode ser de 30 minutos a 1 hora, e de comes e bebes encomende salgados, bolos, coxinhas, carrocinha de pipoca, mini hot dogs, mini hamburgueres, sucos, refrigerantes entre outros alimentos.
Encomende com o fornecedor de sua preferência e monte uma mesa bem atrativa para este momento de pausa para o café e networking.
Brindes podem parecer ‘desnecessários’, mas acredite, não são. Eles reforçam o branding da empresa, alegram o dia dos colaboradores, trazem uma mensagem importante e geram competições saudáveis entre equipes.
E quem não ama receber um mimo? Veja algumas opções:
Vivemos no mundo tecnológico com intranet, Teams, WhatsApp etc, o que facilita muito a nossa vida, entretanto, algo escrito no papel ainda pode ter algum valor.
A ideia é: imprima os valores e faça uma espécie de livro dos valores. Quando é impresso pode trazer uma importância maior na mensagem e fixar mais.
Você pode criar também um “cartão fidelidade” onde todos os colaboradores ganham e recebem algum reconhecimento de outro colaborador ou líder e ao completar todos os valores, ele é premiado.
O objetivo de ações como estas é fortalecer a missão, visão e valores da empresa e alinhar o time com o propósito empresarial.
Se a sua empresa for tecnológica, já pensou e disponibilizar um vídeo game e fazer uma disputa de melhor jogador? Garanto que o time tech irá engajar.
Há outras atividades também como o Kahoot, uma plataforma muito interativa de perguntas e respostas. Os 3 participantes que mais acertarem nas respostas definidas pelo administrador, ganhará mais pontos e ficam na final. O jogo é online e totalmente gratuito, e você ainda define quais e quantas perguntas fazer.
E claro, chame músicos ou bandas para se apresentarem no dia. Afinal, é o dia da cultura né?
Aposte no Culture Day.
É um evento muito importante para integrar o time interno. Você pode mesclar também no dia do aniversário de sua empresa!
Se você ficou com alguma dúvida, me mande um e-mail: thais.rodrigues@simbiox.com.br .
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