O branding é uma das principais estratégias da empresa e se alia a importância do reconhecimento no mercado. É ele quem dá personalidade e propósito ao seu negócio.
É esta estratégia que define como a sua marca vai se comunicar com o público-alvo, demonstrar seus valores e criar laços afetivos com o público – de forma consciente ou não. Se o objetivo da sua marca, produto ou serviço for criar fidelidade, não deixe de apostar em um bom branding.
Branding (também conhecido como Brand Management) é uma estratégia de gestão da marca onde o reconhecimento pelo público-alvo é seu maior objetivo.
Nele é trabalhado o conceito de marca num geral, porém com foco de que ela precisa ser planejada, bem estruturada e cuidada, além de ser promovida da maneira certa. É através desse “pensamento estratégico” que seus stakeholders confiarão na sua marca, produto ou serviço, divulgará sempre e conseguirá trazer outras pessoas para seu círculo de compradores fiéis.
De forma mais resumida, o branding nada mais é do que a ação de tornar sua marca, produto ou serviço mais forte e presente no mercado, sendo admirada (quem sabe se tornar um artigo de luxo como grandes marcas) e desejada por muitos.
Por isso, não basta ter uma logomarca bonitinha sem saber como comunicar quem sua marca é, quem ela deve atingir e onde você deseja chegar com ela.
Branding é uma ação de longo prazo e contínuo.
De forma direta: branding é seu porto seguro.
Falo isso porque ele é tudo o que você tem para ser reconhecido na mente e no coração dos seus clientes e parceiros. Investindo em branding, você investe no seu negócio a longo prazo, conhece cada vez mais o seu público e inova diariamente em: ideias, ações, objetivos maiores e até na cultura organizacional da empresa.
Se você quer um posicionamento centrado no seu consumidor, está na hora de aplicar essa estratégia.
Para conseguir se diferenciar no meio dos concorrentes, ter a mente aberta e preocupar-se com as melhores estratégias é essencial. Por isso que o branding te ajuda!
Além de passar por opções já feitas antes por outras empresas, existe uma pesquisa bem ampla para descobrir novas formas de chamar a atenção de potenciais clientes e stakeholders. Aliado a uma boa estratégia de merchandising, a imagem da marca agregará muito valor ao mercado também.
E se você tiver um time super criativo, estar presente em todos os lugares será “uma mão na roda”. Mas claro, desde que você saiba se comunicar com o público-alvo!
O branding, como já mencionei, trabalha com várias ações de marketing.
Mas o principal para se fazer um bom branding é ter uma identidade visual, posicionamento, estratégias de comunicação e, claro, bons conteúdos.
Com a era digital em evidência na atualidade, o marketing digital deve ser o seu melhor aliado.
Podendo escolher diversos canais de comunicação (dos mais baratos aos de maior custo) e tendo as estratégias certas, o crescimento da marca, produto e/ou serviço pode ser surreal!
Então, vamos a algumas dicas:
As representações da sua marca é um ponto chave: logo, fonte, cores etc.
Tudo aquilo que dá consistência a marca garante um dos pontos que fazem ela ser inesquecível – de maneira boa ou ruim. Afinal, nem sempre uma logomarca cheia de desenhos ou simplória demais realmente chamam a atenção. Você precisa alinhar tudo ao propósito, lembre-se disso!
Por isso, adeque seu logo pensando em todos os locais em que sua marca estará estampada e principalmente aos seus objetivos.
Voltando a pensar na era digital, lembre-se de saber quais serão os canais em que a sua identidade será usada. A aplicação da marca é um momento delicado, então pense nos formatos, se a facilidade de leitura estará adequada em todas as versões reduzidas, entre outras aplicações.
O importante é que sua empresa tenha um manual de marca, também conhecido como branding book. Nele irão constar o nome, objetivo e propósito dos usos da sua marca, mostrando onde devem ser utilizadas e até como não utilizar.
O manual de marca será o direcionamento das cores, logos, reduções, fontes e outros conteúdos de como a imagem pode e deve ser usada.
Já para redes sociais, por exemplo, deve ser definido o estilo das postagens, o que fará com que sua marca seja lembrada só de baterem o olho em um post. Busque exemplos do que seu negócio deseja apresentar e do que não deseja também, e se baseie nessas imagens para criar o seu próprio estilo.
Defina o tom de voz da sua marca, quais são os valores que deseja passar aos potenciais clientes e a linguagem que será usada em canais e conteúdos.
Isso irá te ajudar no mapeamento de personas, ou seja, o perfil ideal de cliente a ser conquistado.
Essa parte de um branding garante transmitir o que deseja de forma visual e não visual, transmitindo seu propósito muitas vezes de forma simples e eficaz, sem muita enrolação. Seu consumidor irá se identificar principalmente com os valores da marca, enraizando-se e criando conexões mais fortes.
Se um dos seus objetivos for a venda, saiba que é bem importante investir em marketing promocional.
Mas por quê?
Porque assim você consegue ir construindo a visibilidade e exposição da sua marca. Invista em ações pequenas, sem exagero, para ir conquistando o público-alvo, conversando com as personas que foram definidas lá atrás durante a definição do posicionamento de marca.
Aposte em:
Mostre que você está preocupado com seu consumidor e que seu potencial cliente precisa experimentar aquela solução que você oferece.
Sabe os “mimos” que algumas marcas enviam para influenciadores digitais? É isso que fixa cada vez mais o apreço da marca com seu público e, consequentemente, do público com a marca que demonstra lembrar sempre dela.
Todo o processo traz vários benefícios ao seu negócio ou marca. Mas como já falado por aqui, é um processo constante e sua manutenção é de longo prazo.
Trata-se de um processo estratégico que visa o destaque do seu negócio perante a concorrência, então a construção de proximidade e conexões forte e de confiança para o público trará melhor desempenho com o tempo.
Branding é emoção, por isso, você será capaz de:
Garanta que sua marca tenha um espaço único e especial na mente do consumidor, onde ele consiga te recomendar para outras pessoas. Sabe aquela estratégia do marketing “boca a boca”? Ainda não existe nada melhor do que isso.
Pense que, ao conquistar o topo das marcas na mente do público, uma pessoa irá recomendá-la para outra, essa outra para mais duas e assim por diante.
Seu objetivo aqui é ser amado e lembrado pelo público.
É isso que o branding te garante e será o seu maior benefício, sua carta da sorte!
*share of mind significa ser reconhecido pelo público, é a habilidade da sua marca ser lembrada pelo consumidor. Numa tradução literal, significa compartilhamento da mente. Ou seja, se sua marca está muito bem marcada na mente do consumidor, ele irá compartilhar suas afeições para outras pessoas, recomendar algo.
Para te ajudar a entender de forma mais aprofundada sobre tudo o que abrange o branding, preparei uma lista com indicações de livros a respeito do assunto.
Confira!
Este é um livro escrito por David Aaker conhecido como guru do branding. Neste livro, Aaker conta sobre os 20 princípios essenciais para criar e manter marcas fortes.
Tem uma linguagem simples, podendo ser lido de acordo com as suas necessidades.
Escrito por Dan Hill, o autor dá voz a relação entre oportunidades de negócio e o emocional. Ou seja, o livro fala sobre o benefício emocional que uma marca traz para o negócio em meio a tantas semelhanças no mercado competitivo.
É uma boa leitura para quem gostaria de trabalhar com marketing promocional, por exemplo.
Livro de Kevin Lane Keller e adaptado para o Brasil através do professor da ESPM, Marcos Machado. Gestão estratégica de marcas traz os fundamentos básicos da criação e gestão de marcas.
Com alguns detalhes a respeito de publicidade e propaganda, o livro é considerado a bíblia da gestão de marcas.
Este é um livro que conta com a metodologia apresentada pelo autor Donald Miller, concentrada em criar conexões com clientes e vantagens competitivas no mercado. O livro te ajuda a entender um pouco como a sua comunicação deve ser feita para atrair o público, apresentar seus valores e cativar até mesmo a concorrência.
Donald também apresenta os sete elementos universais de histórias que influenciam os seres humanos e qual a verdadeira razão que leva uma pessoa a comprar algo.
Se você acha que o branding serve apenas para empresas, está muito enganado.
Você como pessoa também deixa sua marca. Sua aparência, como age, como se apresenta, entre outras pequenas coisas, serve como branding. Afinal, como você se apresenta para o mundo? Como você consegue amigos e influencia pessoas?
O livro Personal Branding escrito pelo publicitário Arthur Bender propõe uma discussão importante sobre a sua marca pessoal. Você irá encontrar comparações com práticas de marketing, entendendo que você também é capaz de criar e fortalecer uma marca pessoal.
Além de livros, você consegue entender melhor como criar estratégias, branding e identidade visual através de cursos práticos, desde os mais rápidos aos cursos de graduação que são mais longos.
Por ser um trabalho de longo prazo, pode ser necessário conhecer bem o mercado no qual está trabalhando e ir moldando ideias estratégicas de acordo com o que os seus concorrentes fazem e dá certo, mas também com aquelas que deram errado.
Para você ter uma noção, de acordo com a EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia), uma identidade visual assertiva rende 89% de vendas e receitas à mais em uma empresa. Que tal parar para pensar nisso?
Espero que este conteúdo tenha ajudado e que você consiga montar a estratégia perfeita para o mercado onde está inserido. E se precisar de algo mais a respeito, nos comunique!
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