A pandemia na qual passamos entre os anos 2020 e 2021 trouxe vários desafios que perduram até hoje, 2 anos depois.
Com muitas empresas fechando as portas e a incerteza de como os próximos anos seriam para aqueles que permaneceram abertos, o contentamento com os resultados das organizações se tornou uma das maiores preocupações do mercado de trabalho.
O home office virou uma realidade para quem não acreditava ser um método de trabalho positivo, enquanto para algumas organizações, o modelo híbrido foi e tem sido uma forma de tentar manter o engajamento e sinergia entre os colaboradores que ainda ficaram.
No meio de instabilidades no mercado em geral, o engajamento de colaboradores ainda é um fator preocupante para alguns donos de negócios.
Segundo uma pesquisa da Gallup , apenas 21% dos colaboradores se sentem engajados no trabalho. Isso vai contra os dados anteriores que mostravam aumento global por quase 10 anos seguidos.
Mas por que este índice?
Não há como constatar a exatidão do que causa a falta de engajamento de colaboradores, pois elas variam de empresa para empresa, de cultura para cultura.
Porém, algo que a pesquisa citada nos trouxe, foi uma frase importante do CEO da Gallup:
“A solução real é simples: melhores líderes no local de trabalho. Os gerentes precisam ser melhores ouvintes, mentores e colaboradores”.
Então entramos num assunto interessante.
Para quem segue a Simbiox nas redes sociais, e principalmente no instagram, existem 4 gatilhos do engajamento que ajudam a perceber como os superiores (sejam líderes, gerentes ou até mesmo CEOs) estão lidando com o dia a dia dos seus contratados.
E quando falo sobre “lidar com o dia a dia”, é estar atento às tarefas dos seus liderados, quais são as dificuldades enfrentadas para realizá-las, como está o relacionamento com o time/área, além de uma comunicação limpa e que realmente dê resultados, sem ruídos ou problemas.
Por isso que o baixo engajamento varia de empresa para empresa, dependendo de quais ações são tomadas dentro delas para que seus colaboradores se sintam felizes e parte da organização.
A experiência do colaborador não se baseia apenas na força do seu currículo, mas também em todas as situações na qual ele passa nos locais que já trabalhou.
O que quero dizer com isso é que o relacionamento com outros colegas de trabalho, pessoas ao redor, também faz a diferença.
Por isso, a melhoria nos padrões de processos empresariais e cuidado com as pessoas torna o engajamento de colaboradores ainda melhor, aumentando a satisfação daqueles que prestam serviços.
Ainda trazendo dados da Gallup, pesquisas apontam que apenas 12% dos colaboradores concordam fortemente que sua organização faz um ótimo trabalho de integração e, 2 em cada 10 funcionários concordam que seu desempenho é gerenciado de forma a motivá-los a fazer um excelente trabalho.
Uma pesquisa feita no Brasil pela Mercer Marsh Benefícios e apresentada pela Exame , nos mostra que 52% das grandes empresas começaram a oferecer benefícios flexíveis aos colaboradores, e isso aumentou o engajamento.
E não foi só o engajamento que aumentou, mas também os índices de atração e retenção de talentos.
Isso tem sido um sonho para muitas organizações!
Então, se você acha que seus colaboradores não se sentem engajados e não consegue saber o porquê, que tal fazer uma pesquisa?
Use esse exemplo de benefícios flexíveis e faça uma pesquisa para saber o nível de adesão dos colaboradores. Faça uma lista dos benefícios disponíveis e peça a opinião de seus liderados para tentar melhorar o nível de satisfação deles com a empresa.
Muitos funcionários preocupam-se com essa questão. Os benefícios oferecidos podem ser uma das maiores razões na qual um profissional escolhe a sua empresa para trabalhar.
Pode ser que seus superiores achem que o engajamento de colaboradores nada tem a ver com benefícios e sim com outras coisas, mas vale lembrar que esses benefícios fazem diferença na vida das pessoas.
Passamos por uma pandemia que afetou a saúde emocional de muitas pessoas e até mesmo, fisicamente. Entes queridos foram perdidos, mesmo quem contraiu o vírus e teve sintomas leve ainda pode ter sequelas.
Escrevi um artigo há pouco tempo para o blog onde são apresentadas algumas dicas de ações internas que podem ser criadas para melhorar o engajamento e satisfação de colaboradores nesse mundo pós pandemia.
Aconselho você clicar neste link e ler a respeito.
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